Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

PET de Zootecnia promove 1ª Semana de Formação de Cientistas

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação/PETZOO)

Um dos grandes desafios encontrado pelos estudantes dos cursos de graduação é utilizar a escrita científica para começar trabalhos acadêmicos e artigos científicos. Para ajudar nessa dificuldade, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), preparou a 1ª Semana de Formação de Cientistas. O evento online será realizado de 13 a 17 de julho, com transmissão online no canal PET Zootecnia UEL. As inscrições podem ser feitas AQUI.
Aberto para alunos de todos os cursos da UEL e também de outras Universidades, a programação conta com palestras de professores e pesquisadores dos Programas de Pós-graduação da UEL, experientes na produção de artigos científicos. Os temas abordados vão desde os fundamentos para início da pesquisa até a melhor forma de apresentar e publicar o trabalho.
A primeira atividade, marcada para a próxima segunda-feira (13), às 18 horas, é a palestra "Filosofia da Pesquisa", ministrada pelo professor Caio Albércio da Silva, do Departamento de Zootecnia. A programação completa está no perfil do PET de Zootecnia. Segundo um dos membros do PET de Zootecnia, Wellerson dos Santos Sardi, estudante do curso de Zootecnia, o evento é uma forma de auxiliar os alunos a melhorar a escrita científica, devido à dificuldade em fazer trabalhos acadêmicos, como escrever o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e divulgar por meio de artigos científicos as pesquisas de Iniciação Científica (IC).
Essa capacitação do PET do Zootecnia faz parte de um projeto maior, planejado para este ano, para estudos mais aprofundados sobre escrita científica. A proposta era realizar 20 encontros presenciais, porém as ações foram adaptadas para o formato online devido à pandemia de COVID-19. Esta é a primeira semana e a proposta é fazer outras até o final de 2020.
Iniciativa - Para a tutora do PET de Zootecnia da UEL, Ana Maria Bridi, professora do Departamento de Zootecnia, a tarefa da escrita científica realmente não é fácil. "Eu oriento há muitos anos os alunos de IC, mestrado e doutorado, e o que a gente verifica é que eles vão muito bem na parte de coleta e análises de dados. Mas quando vai para a parte de tabelas, gráficos, a parte escrita de apresentar ou de discutir o resultado, eles já começam ter muita dificuldade", explica a professora. Um dos pontos identificados, é que a dificuldade da escrita vem da falta de hábito da leitura científica. Confira áudio:

Ana Maria conta que a ideia de criar uma formação para escrita científica surgiu durante a organização do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC-UEL). Por dois anos, ela esteve na coordenação do Escritório de Apoio ao Pesquisador, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), e acompanhou o recebimento de cerca de 600 resumos científicos, produzidos por bolsistas de Iniciação Científica da UEL, para serem publicados nos anais do EAIC.
Os resumos passavam pela avaliação dos professores das áreas específicas. Eles observaram que os estudantes tinham dificuldade na escrita e também na apresentação dos trabalhos. "Na hora de apresentar, alguns não sabiam nem argumentar sobre os objetivos da pesquisa", relata.
Os alunos de IC contam com professor orientador para acompanhar as atividades, porém, como explica Ana Maria Bridi, muitas vezes ele é sobrecarregado de funções, como dar aula, fazer atividades de extensão e pesquisa, orientar alunos de graduação e pós-graduação. Com isso, fica mais próximo da parte laboratorial e da escrita de revisão, do que da escrita científica. "Isso não é uma característica só da Universidade, mas uma característica brasileira", afirma a professora.
Leia mais notícias da Agência UEL:

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h07 Semana da Matemática Básica começa segunda-feira (3) com mais de 500 inscritos
  09h49 Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL
  09h06 Aprovados em Programas de Pós-Graduação como Estudante Especial devem efetuar matrícula
  17h52 UEL aprova Vestibular 2021 em fase única, em 14 de março, com medidas para segurança de estudantes
  17h23 Estudantes participam de julgamento simulado em Direito Eleitoral, inédito no Brasil
  15h47 Blues Kids é tema de especial na UEL FM nesta quinta-feira (30)