Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

07/07/2020

Curso online voltado a professores de inglês em séries iniciais aborda translinguagem

Agência UEL/José de Arimathéia

Curso é ofertado pelo Grupo de Pesquisa FELICE, do Centro de Letras e Ciências Humanas

O Grupo de Pesquisa FELICE (Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças), ligado ao CNPq, realiza, no próximo dia 11, o curso online  "Translinguagem e movimentos decoloniais na educação linguística na infância". O objetivo do evento é fomentar práticas de educação linguística nesta faixa etária a partir da perspectiva da translinguagem e promover formação inicial e continuada a professores que atuam ou desejam atuar no ensino de inglês nos anos iniciais de escolarização. Assim, está aberto a todos os interessados em temáticas que envolvem educação linguística na infância.
A professora Juliana Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas/Centro de Letras e Ciências Humanas, que lidera o Grupo, que existe há quase seis anos, explica que  a perspectiva da translinguagem propõe um olhar além da língua em si para perceber os repertórios de significação, culturais e identitários envolvidos no processo de produção de sentidos da criança consigo mesma e com o mundo. Com isso, entender a língua como algo que se faz no mundo, não apenas algo a ter acesso.
Já o olhar decolonial, segundo ela, proporciona uma ressignificação de sentidos naturalizados, relações e olhares para questões que provocam sofrimento humano.  "Daí um olhar que pode contribuir para uma educação mais crítica que ajude o aluno a repensar o mundo e as relações humanas ", completa. Juliana informa ainda que é importante a leitura prévia dos textos indicados no site  Felicetranslinguagem .
Inscrições - As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10, às 23 horas, pelo link Curso: Translinguagem e movimentos decoloniais na educação linguística na infância. O curso dá direito a certificação pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX). Mais informações pelo e-mail teacherjuliana@uol.com.br.
Veja mais notícias da Agência UEL:

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h07 Semana da Matemática Básica começa segunda-feira (3) com mais de 500 inscritos
  09h49 Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL
  09h06 Aprovados em Programas de Pós-Graduação como Estudante Especial devem efetuar matrícula
  17h52 UEL aprova Vestibular 2021 em fase única, em 14 de março, com medidas para segurança de estudantes
  17h23 Estudantes participam de julgamento simulado em Direito Eleitoral, inédito no Brasil
  15h47 Blues Kids é tema de especial na UEL FM nesta quinta-feira (30)