Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

06/07/2020

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia: inscrições abertas

(Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2020, destinado a estudantes e pesquisadores da área de CT&I. O tema escolhido para a edição do prêmio deste ano é "Inteligência Artificial", pela abrangência do tema e o que ele representa para o desenvolvimento tecnológico dos países membros.
A inteligência artificial nos permite reproduzir as faculdades humanas como a criatividade, auto aperfeiçoamento e uso da linguagem. Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim,  "a inteligência artificial nos permite processar grandes volumes de informação e solucionar problemas complexos e específicos, nas áreas da saúde, agropecuária, meio ambiente, internet das coisas, indústria, cidades e outros, trazendo benefícios para a sociedade de uma forma sem precedentes".
A partir do tema "Inteligência Artificial", os trabalhos devem abordar uma das seguintes linhas de pesquisa: 1. Inteligência Artificial e Internet das Coisas; 2. Inteligência Artificial e Ambiente Rural; 3. Inteligência Artificial e Saúde; 4. Inteligência Artificial e Cidades; 5. Inteligência Artificial e Indústria; 6. Ética e Inteligência Artificial.
"É muito importante valorizar o trabalho daqueles que, por meio da pesquisa, estão promovendo nosso desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social", avalia o secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Cesar Alvim, acrescentando que o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia  "cumpre este objetivo, reconhecendo a contribuição da C&T para a melhoria da qualidade de vida da população".
Os interessados têm até o dia 11 de setembro para se inscrever em uma das seguintes categorias: Iniciação Científica, para jovens do Ensino Médio e Técnico; Estudante Universitário, para estudantes de graduações e de pesquisa; Jovem Pesquisador, categoria que abarca graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham no máximo 35 anos de idade; e Pesquisador Sênior, para os que possuem 36 anos ou mais, podendo ser concorrida individualmente ou em equipe. Há também a categoria Integração, modalidade exclusiva para equipes, que devem ter minimamente dois integrantes de países diferentes do Mercosul.
O valor total das premiações é de R$ 105 mil. Além disso, a comissão julgadora também poderá conferir uma menção honrosa em cada categoria.
Prêmio - Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Além disso, contribui para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.
Na edição passada, foram submetidos 175 trabalhos representando nove países do bloco, e foram premiados pesquisadores do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Desde seu lançamento em 1997, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia já recebeu mais de 2,4 mil trabalhos com 297 agraciados entre pesquisadores e equipes.
A iniciativa é patrocinada pelo MCTI do Brasil e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil), Ministério de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai e Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.
Para mais informações e inscrições, acesse Prêmio Mercosul 2020.
(Com texto e informações da Assessoria de Imprensa do Prêmio Mercosul).

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music