Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca

03/07/2020

Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft

Jornal Notícia/Reinaldo Zanardi

Recursos são úteis no preparo das atividades de ensino e de aprendizagem(FOTO: Arquivo COMUEL)

O calendário acadêmico dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi retomado na última segunda-feira (29), depois de ter sido suspenso no dia 17 de março em virtude da pandemia de COVID-19, transmitida pelo novo coronavírus. Na impossibilidade de ocupar o campus por falta de segurança sanitária por causa do vírus, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o retorno com atividades acadêmicas não presenciais, por meio do ensino remoto.
Para reforçar o suporte a professores e estudantes da Instituição, a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) disponibiliza vários serviços digitais à comunidade universitária. São os pacotes oferecidos pela Google (GSsuite for Education) e pela Microsoft (365 Education). São serviços e recursos, incluindo ferramentas de produção colaborativa, ou seja, participação coletiva, que podem ser muito úteis para estudantes e professores no preparo das atividades de ensino e de aprendizagem.
Recursos - Os recursos disponíveis foram apresentados pelo diretor de Suporte a Redes e Sistemas da ATI, Leonardo Pinheiro, durante o "VIRTUEL: refletindo e capacitando", evento realizado entre os dias 16 e 26 de junho, voltado para o debate sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino remoto. A organização do VIRTUEL foi de responsabilidade do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED). A palestra online completa do diretor da ATI está disponível - EJA AQUI
Leonardo Pinheiro lembra que a Universidade oferece os sistemas internos, desenvolvidos pela equipe da ATI, para os diversos públicos da comunidade acadêmica: estudantes (graduação e pós-graduação), professores e servidores. São sistemas administrativos, de ensino, de pesquisa, de extensão, entre outros que oferecem diversas possibilidades para facilitar a vida acadêmica do estudante. Os sistemas da UEL podem ser acessados em sistemas.uel.
Sobre o pacote GSuite for Education, Leonardo Pinheiro afirma que são alguns recursos como E-mail, Agenda, Drive, Docs e Chat, entre outros que foram popularizados com a pandemia. Entre eles também está o Meet, que possibilita reuniões online inclusive com transmissão ao vivo nas redes sociais em plataformas como Youtube, Instagram e Facebook. Em sua palestra online, Leonardo Pinheiro também apresentou o Jamboard, ferramenta menos conhecida.
Ele explica que o Jamboard funciona como um quadro branco, que permite a inserção de arquivos de diferentes formatos e pode ser integrado a um hardware externo. "Eu posso preparar um conteúdo mais interessante para o meu público e continuo com a opção de trabalhar isso como sendo um quadro branco. Posso inserir um gráfico e depois de tudo pronto, exportar e compartilhar com outras pessoas".
Segundo o analista da ATI, as vantagens do GSuite é apresentar vários programas, com várias aplicações individuais integrando todas elas. "Existe muita documentação, tem bastante coisa online, disponibilizada pelos próprios fornecedores. No caso Google, tem o Centro de Aprendizagem, específico para cada ferramenta", afirma ele. A partir do Centro de Aprendizagem do GSuite, o estudante e professor da UEL podem realizar os treinamentos conforme a necessidade. A documentação pode ser acessada em support.google.com.
GSuite for Education traz recursos como E-mail, Agenda, Drive, Docs e Chat, além do Meet, que possibilita reuniões virtuais em grupo (Divulgação)

Office 365 - A UEL oferece o plano Microsoft 365 A1 Plus, uma ferramenta complementar que permite que professores e estudantes instalem o pacote Office 365 em até cinco diferentes computadores. Estudantes de graduação e de pós-graduação precisam criar uma conta específica - @live.uel.br - para o acesso ao pacote da Microsoft. Para criar,   acesse o Portal do Estudante em Portal do Estudante, na seção Últimas Novidades, escolha Serviços Digitais UEL.
Os estudantes que já têm e-mail institucional - @uel.br - precisam encaminhar um pedido para a ATI, pelo e-mail ati.atendimento@uel.br, para ativar a sua conta Office. No e-mail, informe o seu número de matrícula e login. Os professores da Instituição também podem solicitar a conta via sistemas.uel.br/atendimentoPor causa das medidas de distanciamento e de isolamento social, o professor pode solicitar o serviço, também, pelo e-mail ati.atendimento@uel.br,  informando nome completo, chapa funcional, login e órgão onde está lotado.
Leia mais notícias da Agência UEL:

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Agenda do Reitor