Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

03/07/2020

Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft

Jornal Notícia/Reinaldo Zanardi

Recursos são úteis no preparo das atividades de ensino e de aprendizagem(FOTO: Arquivo COMUEL)

O calendário acadêmico dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi retomado na última segunda-feira (29), depois de ter sido suspenso no dia 17 de março em virtude da pandemia de COVID-19, transmitida pelo novo coronavírus. Na impossibilidade de ocupar o campus por falta de segurança sanitária por causa do vírus, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o retorno com atividades acadêmicas não presenciais, por meio do ensino remoto.
Para reforçar o suporte a professores e estudantes da Instituição, a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) disponibiliza vários serviços digitais à comunidade universitária. São os pacotes oferecidos pela Google (GSsuite for Education) e pela Microsoft (365 Education). São serviços e recursos, incluindo ferramentas de produção colaborativa, ou seja, participação coletiva, que podem ser muito úteis para estudantes e professores no preparo das atividades de ensino e de aprendizagem.
Recursos - Os recursos disponíveis foram apresentados pelo diretor de Suporte a Redes e Sistemas da ATI, Leonardo Pinheiro, durante o "VIRTUEL: refletindo e capacitando", evento realizado entre os dias 16 e 26 de junho, voltado para o debate sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino remoto. A organização do VIRTUEL foi de responsabilidade do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED). A palestra online completa do diretor da ATI está disponível - EJA AQUI
Leonardo Pinheiro lembra que a Universidade oferece os sistemas internos, desenvolvidos pela equipe da ATI, para os diversos públicos da comunidade acadêmica: estudantes (graduação e pós-graduação), professores e servidores. São sistemas administrativos, de ensino, de pesquisa, de extensão, entre outros que oferecem diversas possibilidades para facilitar a vida acadêmica do estudante. Os sistemas da UEL podem ser acessados em sistemas.uel.
Sobre o pacote GSuite for Education, Leonardo Pinheiro afirma que são alguns recursos como E-mail, Agenda, Drive, Docs e Chat, entre outros que foram popularizados com a pandemia. Entre eles também está o Meet, que possibilita reuniões online inclusive com transmissão ao vivo nas redes sociais em plataformas como Youtube, Instagram e Facebook. Em sua palestra online, Leonardo Pinheiro também apresentou o Jamboard, ferramenta menos conhecida.
Ele explica que o Jamboard funciona como um quadro branco, que permite a inserção de arquivos de diferentes formatos e pode ser integrado a um hardware externo. "Eu posso preparar um conteúdo mais interessante para o meu público e continuo com a opção de trabalhar isso como sendo um quadro branco. Posso inserir um gráfico e depois de tudo pronto, exportar e compartilhar com outras pessoas".
Segundo o analista da ATI, as vantagens do GSuite é apresentar vários programas, com várias aplicações individuais integrando todas elas. "Existe muita documentação, tem bastante coisa online, disponibilizada pelos próprios fornecedores. No caso Google, tem o Centro de Aprendizagem, específico para cada ferramenta", afirma ele. A partir do Centro de Aprendizagem do GSuite, o estudante e professor da UEL podem realizar os treinamentos conforme a necessidade. A documentação pode ser acessada em support.google.com.
GSuite for Education traz recursos como E-mail, Agenda, Drive, Docs e Chat, além do Meet, que possibilita reuniões virtuais em grupo (Divulgação)

Office 365 - A UEL oferece o plano Microsoft 365 A1 Plus, uma ferramenta complementar que permite que professores e estudantes instalem o pacote Office 365 em até cinco diferentes computadores. Estudantes de graduação e de pós-graduação precisam criar uma conta específica - @live.uel.br - para o acesso ao pacote da Microsoft. Para criar,   acesse o Portal do Estudante em Portal do Estudante, na seção Últimas Novidades, escolha Serviços Digitais UEL.
Os estudantes que já têm e-mail institucional - @uel.br - precisam encaminhar um pedido para a ATI, pelo e-mail ati.atendimento@uel.br, para ativar a sua conta Office. No e-mail, informe o seu número de matrícula e login. Os professores da Instituição também podem solicitar a conta via sistemas.uel.br/atendimentoPor causa das medidas de distanciamento e de isolamento social, o professor pode solicitar o serviço, também, pelo e-mail ati.atendimento@uel.br,  informando nome completo, chapa funcional, login e órgão onde está lotado.
Leia mais notícias da Agência UEL:

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h07 Semana da Matemática Básica começa segunda-feira (3) com mais de 500 inscritos
  09h49 Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL
  09h06 Aprovados em Programas de Pós-Graduação como Estudante Especial devem efetuar matrícula
  17h52 UEL aprova Vestibular 2021 em fase única, em 14 de março, com medidas para segurança de estudantes
  17h23 Estudantes participam de julgamento simulado em Direito Eleitoral, inédito no Brasil
  15h47 Blues Kids é tema de especial na UEL FM nesta quinta-feira (30)