Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

02/07/2020

Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior

Agência UEL/José de Arimathéia

(Divulgação)

A Rede Educação Superior para Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, da qual a UEL faz parte com outras 60 instituições, está com uma chamada aberta para ações, via Internet (redes sociais), voltadas para a erradicação do racismo na educação superior. A coordenação geral é do professor Daniel Mato e Laura Las Heras, ambos da Universidad Nacional de Tres de Febrero, e Álvaro Guaymás, da Universidad Nacional de Salta.
Na UEL são responsáveis pela iniciativa a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB). As propostas devem ser enviadas até 15 de julho - AQUI. Os resultados serão publicados em 15 de agosto e as ações deverão ser executadas entre 15 de setembro e 15 de novembro de 2020.
A Rede é uma cátedra da UNESCO (órgão das Nações Unidas para Educação e Cultura) e se configura num espaço de cooperação interinstitucional cujo principal objetivo é criar mecanismos entre instituições de ensino superior para valorizar conhecimentos, idiomas, histórias e projetos de futuro de povos indígenas e afrodescendentes, além de desenvolver atividades em colaboração com seus membros, comunidades e organizações.
A ideia é promover reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem no ensino superior na América Latina, assim contribuindo para sua erradicação. Como instituição, a Rede entende que existem muitas formas de racismo, algumas mais veladas, outras estruturais, que prejudicam seriamente a formação e o futuro dos povos indígenas e afrodescendentes. Serão selecionadas até 25 propostas, que terão apoio da Cátedra para serem executadas, na forma de campanhas de difusão e visibilidade das práticas sugeridas.
Declaração - A Declaração Final da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 18), entre outras recomendações, enfatizou que as instituições de ensino superior devem educar contra o racismo e todas as formas de discriminação e intolerância.  A iniciativa da Cátedra, que esteve presente à Conferência, é avançar neste sentido.
Colóquio - Outra iniciativa da Rede é a realização do 7º Colóquio e Workshop Internacional Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina. Será de 11 a 13 de novembro, em Buenos Aires, dedicada a difundir estudos e intercambiar reflexões sobre os desafios do racismo para a formação de professores, comunicadores e outros profissionais.
Mais informações sobre a convocatória podem ser obtidas - AQUI. Ou nos seguintes endereços unesco.untref.edu.ar, CátedraUnescoESIAL.
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h11 UEL é parceira na realização do 1º Pense Agro do Paraná
  16h35 Colaboradora da UEL FM integra rede internacional de world music
  13h57 31/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h07 Semana da Matemática Básica começa segunda-feira (3) com mais de 500 inscritos
  09h49 Semana de Aleitamento começa dia 3 via plataforma online do HU/UEL
  09h06 Aprovados em Programas de Pós-Graduação como Estudante Especial devem efetuar matrícula
  17h52 UEL aprova Vestibular 2021 em fase única, em 14 de março, com medidas para segurança de estudantes
  17h23 Estudantes participam de julgamento simulado em Direito Eleitoral, inédito no Brasil
  15h47 Blues Kids é tema de especial na UEL FM nesta quinta-feira (30)