Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

01/07/2020

Abertos trabalhos do Programa de Residência Técnica em gestão pública

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Reunião de abertura dos trabalhos, que ocorreu nesta quarta-feira (1º)(Divulgação/UEL)

A Especialização em Gestão Pública iniciou os trabalhos nesta quarta-feira (1º) na UEL, com a apresentação dos profissionais vinculados ao Programa de Residência Técnica (RESTEC). A UEL conta com 21 residentes técnicos em diversas áreas da gestão pública, sendo 15 mantidos com bolsas da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e seis com recursos próprios.
A cerimônia online contou com a participação do reitor da UEL, professor Sérgio Carvalho; do vice-reitor, professor Décio Sabbatini; do coordenador geral do Restec, professor Everson Augusto Krum, que é vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os trabalhos foram coordenados pela professora Vera Lucia Suguihiro, do Departamento de Serviço Social, coordenadora geral do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) da UEL.
O professor Sérgio Carvalho deu as boas-vindas aos profissionais e lembrou que o objetivo era incorporar os residentes aos espaços físicos, mas que a pandemia de COVID-19 forçou uma nova forma de convivência social. Ele afirmou que quando alguém escolhe a vida universitária, está em busca de conhecimento e um propósito de vida. "As universidades em todo o mundo são um fenômeno social para a produção de conhecimento, para a preparação de pessoas para a humanidade. Nosso propósito é servir à existência humana", destacou o reitor.
O professor Everson Augusto Krum destacou que o RESTEC proporciona a convivência do profissional no serviço público, um dos aspectos centrais do programa, que está em sua terceira edição. O programa tem polos de formação em Ponta Grossa, Londrina, Curitiba, Maringá, Cascavel, Jacarezinho e Guarapuava. O residente técnico recebe uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 1.900,00, com duração de no máximo 24 meses. A carga horária é de 30 HORAS semanais.
A professora Vera Lucia Suguihiro enfatizou que o papel do residente técnico, que tem supervisão de um servidor público, não é substituir mão de obra profissional. "Nossos residentes são recém-formados - estão em formação - e não são mão de obra para substituir servidores. Eles precisam aprender, aprimorar seus conhecimentos", afirma a professora. Ela afirma que os trabalhos devem ser prioritariamente remotos. "Se não for remoto, o setor precisa seguir todos os protocolos de segurança sanitária para controle do coronavírus".
Curso - O curso de Especialização em Gestão Pública do Programa de Residência Técnica é coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e realizado na modalidade de educação a distância (EaD). A carga horária total do curso é de 480 horas. O programa estava previsto para ter início em março último, mas acabou adiado em virtude da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Veja mais notícias Agência UEL: