Londrina, Domingo, 27 de Setembro de 2020 -  Busca

Gedal promove Asteroid Day nesta terça-feira (30), às 20 horas

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação/Gedal)

Para marcar o Dia do Asteroide, celebrado em 30 de junho, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) realiza o evento "Asteroid Day". Serão dois encontros online durante a semana, transmitidos na página do GEDAL. Nesta terça-feira (30), às 20 horas, integrantes do grupo participam de bate-papo sobre o asteroide Tunguska, que caiu na cidade de mesmo nome, na região da Sibéria, Rússia, em 30 de junho de 1908.
Durante o evento, os integrantes do GEDAL vão explicar o tema e responder a perguntas feitas pelo chat sobre qualquer outro tópico ligado à Astronomia. Já no sábado, dia 4 de julho, às 15 horas, será transmitida a live "Impactos sobre a Terra", com o pesquisador Rodrigo Sato, geólogo e presidente da Sociedade Meteorítica Brasileira (SMB).
Asteroide - O Tunguska foi um pequeno asteroide (ou fragmento de cometa), da ordem de 40 a 70 metros de diâmetro, que explodiu a alguns quilômetros de altitude, com uma potência de cerca de 200 bombas de Hiroshima. Isso devastou uma região de aproximadamente 2.000 km² - maior que o município de São Paulo. Por ser uma região da Rússia pouco povoada, estima-se que possa ter vitimado até 30 pessoas, apesar de, oficialmente, não existir registro de vítimas.
Pesquisas - Idealizado em 2014 pelo astrofísico e guitarrista da banda Queen, Brian May, e pesquisadores, o objetivo do "Asteroid Day" é conscientizar sobre a necessidade de detecção precoce, além de mais investimentos em pesquisas, sobre asteroides. Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou esta data como o "Dia do Asteroide". Por isso, eventos são realizados em todo o mundo, para compartilhar informações e ensinar sobre Ciência, apresentar os riscos que esses objetos podem representar para a humanidade, além de inspirar e empolgar pessoas a se dedicarem ao tema.
O Gedal conta com o apoio do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, localizado no Campus Universitário. Mais informações na página do GEDAL. Ou pelo e-mail grupogedal@gmail.com.
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

13h33 25/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  18h41 24/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h05 23/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h47 22/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h33 21/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)