Londrina, Sábado, 04 de Julho de 2020 -  Busca

26/06/2020

Estudantes em privação de liberdade terão apoio da UEL e da Vara de Execuções para aulas remotas

Agência UEL/José de Arimathéia

Equipe da Prograd e juiz Katsujo Nakadomari acertam detalhes para início de atividades remotas junto aos apenados que cursam graduação na UEL

Conforme dados da Pró-reitoria de Graduação, a UEL tem 48 estudantes vindos do sistema prisional, número que leva em consideração até a última convocação, publicada ontem (25). Segundo a pró-reitora, professora Marta Favaro, eles terão asseguradas todas as condições necessárias para a retomada das atividades acadêmicas, por ações conjuntas da Universidade e da Vara de Execuções Penais (VEP).
Em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira (26), uma equipe da Prograd e o titular da Vara de Execuções Penais, juiz Katsujo Nakadomari, discutiram a situação dos alunos e definiram estratégias de ação para seu atendimento. A professora Marta relata que o magistrado demonstrou grande interesse em apoiar os estudantes, que fazem parte de um projeto de ressocialização através do estudo e formação. "O juiz entende que a educação superior é uma oportunidade e é um dos objetivos do projeto desenvolvido lá", completa.
A pró-reitora explicou que, no caso dos apenados que cumprem sentença em casa, a VEP ajudará com equipamentos e acesso, e todo o suporte necessário. Para os que estão em regime fechado, será disponibilizado um espaço (sala de aula) para que possam realizar suas atividades dentro da própria unidade prisional.
Marta Favaro lembrou ainda que a chefe da Divisão de Matrícula e Documentação da Prograd, Marilda Yoshi Hirayama Shiki, presente à reunião, tem acompanhado o projeto de ressocialização e os estudantes do sistema prisional na UEL desde 2014. Além disso, a UEL teve, ano passado, 30 apenados no Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) e 84 vestibulandos vindos do sistema prisional.
Acompanhe outras notícias da Agência UEL:

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação