Londrina, Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 -  Busca

26/06/2020

Estudantes em privação de liberdade terão apoio da UEL e da Vara de Execuções para aulas remotas

Agência UEL/José de Arimathéia

Equipe da Prograd e juiz Katsujo Nakadomari acertam detalhes para início de atividades remotas junto aos apenados que cursam graduação na UEL

Conforme dados da Pró-reitoria de Graduação, a UEL tem 48 estudantes vindos do sistema prisional, número que leva em consideração até a última convocação, publicada ontem (25). Segundo a pró-reitora, professora Marta Favaro, eles terão asseguradas todas as condições necessárias para a retomada das atividades acadêmicas, por ações conjuntas da Universidade e da Vara de Execuções Penais (VEP).
Em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira (26), uma equipe da Prograd e o titular da Vara de Execuções Penais, juiz Katsujo Nakadomari, discutiram a situação dos alunos e definiram estratégias de ação para seu atendimento. A professora Marta relata que o magistrado demonstrou grande interesse em apoiar os estudantes, que fazem parte de um projeto de ressocialização através do estudo e formação. "O juiz entende que a educação superior é uma oportunidade e é um dos objetivos do projeto desenvolvido lá", completa.
A pró-reitora explicou que, no caso dos apenados que cumprem sentença em casa, a VEP ajudará com equipamentos e acesso, e todo o suporte necessário. Para os que estão em regime fechado, será disponibilizado um espaço (sala de aula) para que possam realizar suas atividades dentro da própria unidade prisional.
Marta Favaro lembrou ainda que a chefe da Divisão de Matrícula e Documentação da Prograd, Marilda Yoshi Hirayama Shiki, presente à reunião, tem acompanhado o projeto de ressocialização e os estudantes do sistema prisional na UEL desde 2014. Além disso, a UEL teve, ano passado, 30 apenados no Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) e 84 vestibulandos vindos do sistema prisional.
Acompanhe outras notícias da Agência UEL:

16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h48 23/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Agenda do Reitor