Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 04 de Julho de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
26/06/2020  

UEL integra rede de pesquisa que investiga fatores genéticos da COVID-19

Agência UEL/Pedro Livoratti

Amostras de sangue e de tecido irão passar por análises no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário (HU/UEL), referência no tratamento da COVID-19 (FOTO: Assessoria/HU/UEL)

A UEL é uma das 16 instituições de pesquisa envolvidas em um amplo estudo que pretende levantar a existência de fatores genéticos que possam interferir na gravidade da COVID-19. O projeto denominado "Abordagem Genômica para investigar variações genéticas da SARS COV-2 e no hospedeiro humano" será conduzido pelo Instituto de Pesquisa para o Câncer (IPEC), da Unicentro, de Guarapuava, envolvendo oito Universidades públicas e privadas do Paraná e outras instituições de ponta de São Paulo, entre elas a USP e a Unesp. Somente na UEL estão envolvidos 21 pesquisadores de nove Departamentos distintos, que deverão colaborar com exames, infraestrutura e expertise.
Nos próximos quatro meses os pesquisadores deverão coletar dados clínicos, amostras de sangue e de tecido de pacientes junto ao Lacen, em Curitiba, e no setor de Diagnóstico Molecular do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário (HU/UEL). Ao todo serão analisados 150 casos de grupos de pacientes com manifestações clínicas graves, moderadas e leves. O objetivo é tentar compreender por que alguns pacientes apresentam maior resistência à doença, em detrimento de outros mais suscetíveis, que evoluem para complicações e necessitam ser entubados. Pesquisadores afirmam que metade das pessoas que apresentam diagnóstico positivo tem sintomas moderados e são curados sem necessidade de internamento.
A rede foi oficializada na semana passada e reúne pesquisadores da Unicentro, UEL, UEM, UEPG, UENP, Unioeste, Unespar, UFPR, Faculdades Pequeno Príncipe, Instituto Carlos Chagas (Fiocruz), PUC e Lacen. Também integram o grupo, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), Unesp de Araraquara, Universidade de Araraquara e Faculdade de Medicina de Marília.
Parceiros - O Diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL, professor Eduardo José de Almeida Araújo, explica que o convite para a Universidade partiu do presidente do Ipec, coordenador do curso de Medicina da Unicentro, David Livingstone. A proposta foi feita há cerca de dois meses e meio. A partir do convite, a Proppg repassou a proposta para os pesquisadores interessados em investigações relacionadas à área genômica.
Segundo o diretor, embora o Ipec tenha maior foco em estudos relacionadas ao câncer, a gravidade do novo coronavírus despertou o interesse de unir pesquisadores do Paraná e São Paulo para buscar respostas efetivas para o combate à doença. Além de colaborar com exames, informações e pesquisa, a UEL deverá integrar o grupo gestor da rede.
Comportamento do vírus - A professora Andrea Name Colado Simão, do Departamento de  Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (PAC), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, é uma das envolvidas no estudo em rede, responsável pela coleta e envio de dados da UEL. Ela explica que a ideia da formação da rede é compartilhar, além de dados e informações, a infraestrutura existentes nas Instituições. Segundo a pesquisadora, compreender fatores genéticos associados não só ao vírus mas, também ao paciente poderá ajudar a entender as manifestações clínicas e evoluções distintas da doença.
Diretor de pesquisa, professor Eduardo José de Almeida Araújo: "Projeto reúne pesquisadores do Paraná e São Paulo para buscar respostas efetivas para o combate à doença". Ao lado da USP e Unesp, UEL tem 21 pesquisadores envolvidos no projeto (FOTO: Arquivo pessoal)

Ela explica que o estudo pretende identificar o perfil genético do vírus que está circulando no Paraná e em parte do estado de São Paulo. Estudos internacionais têm demonstrado que o vírus tem se modificado - mutação - durante a pandemia e por isso é importante fazer esse mapeamento.  "Isso pode nos ajudar a compreender melhor o processo de infecção", explica. Outra questão a ser desvendada são os fatores genéticos do hospedeiro (paciente), que podem ser agravantes nas infecções. "Há interações entre fatores existentes no vírus e no paciente que influenciam a forma com que o processo de infecção evolui ".
A pesquisadora afirma que a coleta de dados da pesquisa deve ocorrer nos próximos quatro meses. Os primeiros resultados do estudo estão previstos para meados de 2021.  Por último a professora Andréa explica que, provavelmente, a infecção por coronavírus não deverá ter fim no próximo ano mas, que a expectativa é de uma grande redução no número de casos. Segundo ela, pessoas infectadas teoricamente não desenvolveriam mais a infecção e, portanto, o número de infectados tende a diminuir progressivamente. Porém, a doença só deverá ser mesmo erradicada quando for desenvolvida uma vacina e houver a imunização em massa.
Participam da rede genômica, além da professora Andrea Name, os seguintes professores da UEL: Alessandra Lourenço Cecchini Armani (CCB - Ciências Patológicas); Amauri Alcindo Alfieri (CCA - Medicina Veterinária Preventiva); Andre Luis Laforga Vanzela (CCB - Biologia Geral);   Danielle Venturini (CCS - Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas); Eduardo Jose de Almeida Araujo (CCB - Histologia); Eliandro Reis Tavares (CCB - Microbiologia); Glaura Scantamburlo ALves Fernandes (CCB - Biologia Geral); Ilce Mara de Syllos Cólus (CCB - Biologia Geral);  Jacques Duílio Brancher (CCE - Computação); Juliana Mara Serpeloni (CCB - Biologia Geral);  Karen Brajão de Oliveira (CCB - Ciências Patológicas); Ligia Carla Faccin Galhardi (CCB - Microbiologia); Lucy Megumi Yamauchi Lioni (CCB - Microbiologia); Marla Karine Amarante (CCS - Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas); Maria Angelica Ehara Watanabe (CCB - Ciências Patológicas); Neyva Maria Lopes Romeiro (CCE - Matemática); Patricia Silva Lucio (CCB - Psicologia e Psicanálise); Roberta Losi Guembarovski (CCB - Biologia Geral); Sueli Fumie Yamada Ogatta (CCB - Microbiologia) e Wander Rogério Pavanelli (CCB - Ciências Patológicas).
Leia mais matérias relacionadas ao assunto:
 




rodapé da notícia

  15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação
  17h10 Fundação Araucária promove live sobre o Programa Centelha
  13h40 01/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h02 UEL mantém suspensão de atividades presenciais até o próximo dia 2 de agosto
  16h26 Abertos trabalhos do Programa de Residência Técnica em gestão pública
  16h25 Artigo científico destaca importância da higiene bucal em pacientes de UTI
  10h37 UEL lança portal em inglês para estudantes e professores estrangeiros
  18h37 CCE arrecada alimentos e agasalhos nesta quarta-feira (1º) via drive-thru
  17h08 Cops divulga lista da 2ª convocação das vagas remanescentes
  13h52 30/06/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h23 Programa de Formação Complementar em Ciências Criminais realiza série de painéis temáticos
  16h02 Núcleo de Agroecologia repassa mais de 100 quilos de alimentos a famílias
  11h42 Sistema de Bibliotecas oferece serviços e auxilia em atividades não presenciais
  20h04 UEL e SETI garantem ferramenta para acesso virtual a 5 mil estudantes
  16h17 Sai nesta terça-feira (30) 2ª chamada das vagas remanescentes
  10h12 Gedal promove Asteroid Day nesta terça-feira (30), às 20 horas
  13h40 29/06/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h36 2º Ciclo de palestras da Engenharia Civil aborda temas inovadores
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br