Londrina, Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2021 -  Busca

26/06/2020

Projetos de pesquisa são contemplados em editais da Capes e CNPq

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Foto ilustrativa: Arquivo COM/UEL)

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), teve dois projetos aprovados com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de um edital para Seleção Emergencial do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias "CAPES - Fármacos e Imunologia". A divulgação do resultado ocorreu nesta quinta-feira (25).
"No país todo, somente 38 projetos foram aprovados. Dois são da UEL", afirma o professor Eduardo de Almeida Araújo, diretor da PROPPG. O primeiro projeto é "Aspectos epidemiológicos da infecção por SARS-CoV-2 em animais (domiciliados e silvestres) com abordagem em saúde única", sob a coordenação do professor Amauri Alcindo Alfieri, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e pró-reitor de pesquisa e Pós-graduação da Universidade.
O segundo projeto aprovado pela CAPES tem a coordenação dos professores Gerson Nakazako e Sueli Ogatta, ambos do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Trata-se do projeto "Descoberta de substâncias-líderes antivirais para o combate da COVID-19 a partir de uma quimioteca de ampla diversidade estrutural". Os dois projetos têm participação de vários professores da UEL.
O professor Eduardo de Almeida afirma que, recentemente, a UEL foi contemplada com financiamento em outro edital nacional. Esse do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um projeto aprovado foi também da professora Sueli Ogatta, do CCB. Um segundo projeto, conforme o diretor de pesquisa, conseguiu recomendação, mas não ficou dentro da faixa do limite orçamentário do edital. A proposta é do professor Felipe Arruda Moura, do Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Esportes e Educação Física (CEFE).
COVID-19 - Assim que foram publicados os editais da CAPES e do CNPq, a PROPPG convidou professores pesquisadores para se organizarem com o objetivo de elaborar projetos multidisciplinares a partir da temática COVID-19. Os professores que se interessaram foram agrupados em equipes considerando as especialidades de cada um. "Envolvemos pesquisadores de diferentes centros de estudos e programas de pós-graduação em cada equipe. Essa ação da PROPPG foi muito importante para conseguirmos elaborar projetos ousados, competitivos e de alta relevância científica e social. O reconhecimento veio com a publicação do resultado desses editais", ressalta o professor Eduardo de Almeida Araújo.
Leia mais notícias da Agência UEL:

17h30 27/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h04 26/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  22h00 22/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h23 21/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h39 20/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)