Londrina, Terça-Feira, 05 de Julho de 2022 -  Busca

26/06/2020

Curso introdutório tem foco no Direito Internacional e Direitos Humanos

Agência UEL/Beatriz Botelho

Mais de 50 integrantes da equipe Simula UEL - Equipe de Competições e Simulações UEL, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), participam do I Curso Introdutório de Direito Internacional e Direitos Humanos. Com início neste mês de junho, o curso segue até agosto, com 10 aulas previstas, ministradas semanalmente por professores da UEL e convidados da área de Direito Internacional. Os encontros são transmitidos via Google Meet.
O objetivo é oferecer aprendizado sobre Direito Internacional e Direitos Humanos aos estudantes do curso de Direito, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), bem como preparar os estudantes que desejam representar a Universidade em Simulações (MUNs) e Competições (MOOTs) de Direitos Humanos no Brasil e no exterior.
A estudante do 5º ano do curso de Direito, Bárbara Canezin, uma das organizadoras do evento, conta que as aulas trazem temas mais básicos de Direito Internacional. A intenção é que os novos integrantes do Simula UEL, que majoritariamente não tiverem contato com a disciplina, entendam sobre o assunto e tenham uma base teórica para participar de MUNs e MOOTs. "Pensamos que seria bom aproveitar este período para fazer um curso mais aprofundado sobre Direito Internacional Público para a equipe toda", afirma a estudante.
Entre os temas a serem abordados estão Responsabilidade Internacional do Estado, Papel da ONU na Ordem Internacional e sua Organização, Soluções Pacíficas de Controvérsias no Direito Internacional, Cortes Internacionais, entre outros. "Felizmente todos os nossos palestrantes são estudiosos do Direito Internacional e falam com propriedade sobre o tema que eles escolheram", conta Bárbara.
Subgrupo - O SimulaUEL é um subgrupo do Programa de Formação Complementar em Direitos Internacionais dos Direitos Humanos e Mecanismos de Soluções de Conflitos, coordenado pela professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado, do CESA. Tem por objetivo preparar os alunos para participar de simulações e competições de Direito Internacional Público. Neste sentido, é necessário que os participantes estudem as matérias de Direito Internacional e Direitos Humanos.
O Simula UEL também realiza simulações, como é o caso da Simulação UEL das Nações Unidades (SUN), que já promoveu duas edições. A própria estudante Bárbara Canezin entrou no projeto quando a equipe estava organizando a I SUN, em 2018, e conta que ficou muito interessada em participar de simulações e competições.
Desde então, juntamente com a estudante Giovana Bohn, elas participaram do IV Pré-Moot, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e depois foram para Washington, Estados Unidos, representar a UEL no 24º Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IAMOOT). Com a experiência, posteriormente, elas foram coaches de outra equipe da Universidade que participou da 2ª Competição de Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), promovida pela Universidade do Norte do Paraná (UENP).
Recentemente, outras duas estudantes do 4º ano de Direito e também participantes do SimulaUEL, Julia de Cresci Oliveira Matsuda e Beatriz Fagionato Oliveira, foram premiadas no 25º Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IAMOOT). Elas representaram a UEL e ganharam o prêmio do 2º melhor Memorial do Estado em Português.

(Divulgação/SIMULA/UEL)

Palestra - Paralelamente ao 1º Curso Introdutório de Direito Internacional e Direitos Humanos, a equipe do SimulaUEL promove no próximo dia 6 de julho, às 19 horas, a palestra "Responsabilidade internacional do Estado por epidemias e pandemias transnacionais". A atividade será ministrada pelo professor Valério Mazzuoli, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O convidado é pós-doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa, doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de diversas obras sobre Direito Internacional e Direitos Humanos.
Também participam da palestra os professores Tania Lobo Muniz, do Departamento de Direito Público, e Ruda Baptista, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus Londrina.  Foram liberadas 250 vagas (esgotadas).
Mais informações no perfil do SimulaUEL.
Confira mais notícias da Agência UEL:

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Agenda do Reitor