Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

23/06/2020

Seminário interdisciplinar dissemina pesquisas da UEL sobre resíduos

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação/NINTER)

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da UEL (NINTER) promove a partir da próxima quinta-feira (25) o 2º Seminário Interdisciplinar de Pesquisas em Resíduos (SIPR), em formato totalmente online. A abertura será às 19h15, com transmissão pelo Google Meet. O evento será realizado em três noites, uma a cada semana, com temáticas atuais e relevantes sobre a problemática dos resíduos. As inscrições podem ser feitas - AQUI.
O SIPR busca criar um espaço de socialização e debate do conhecimento produzido na Universidade na área de resíduos, além de estimular a produção de novos conhecimentos por meio da articulação entre profissionais de diferentes especialidades. A edição deste ano discute a problemática dos resíduos no novo contexto da pandemia de COVID-19, que trouxe profundas implicações sociais, econômicas, ambientais, políticas e legais.
Na abertura, dia 25, será abordado o tema "O impacto da pandemia COVID-19 nas cooperativas de reciclagem de londrina e as políticas públicas".  Segundo a coordenadora do NINTER, Lilian Aligleri, professora do Departamento de Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), serão relatadas ações de apoio às cooperativas de reciclagem de Londrina feitas pelo Núcleo neste momento de pandemia.
Também será apresentado um estudo inédito feito por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL (PPGA-UEL), sob orientação do professor Benilson Borinelli, do Departamento de Administração, sobre a situação das cooperativas, o apoio que tiveram (ou não), a saúde dos cooperados e a situação dos resíduos entregues às cooperativas.
Outro destaque da programação é a participação de Roselaine Mendes Ferreira, membro da Coordenação Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, e de Edson Massi, engenheiro ambiental, membro da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA) e da Rede de Apoio às Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclado de Londrina e Região.
Programação - No dia 2 de julho, às 19 horas, o tema para debate é "Cenários de estudos em resíduos no NINTER-UEL". Na ocasião, os diversos pesquisadores do grupo, das áreas de Administração, Design, Engenharia Civil, Física e Microbiologia, farão relatos de pesquisa e estudo desenvolvidos desde a criação do Núcleo em 2018. "É um grupo de professores que se reúne há mais de dois anos, para tentar estudar o tema de resíduos de uma forma mais interdisciplinar. É um grupo muito ativo", afirma Lilian Aligleri. Ela também conta que o Núcleo já está em processo de formalização institucional, faltando apenas a apreciação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Já na terceira e última noite de evento, dia 9 de julho, às 19h15, o Núcleo promove debate sobre "Desafios multidisciplinares do novo termo de compromisso de logística reversa de embalagens no Brasil: a proposta do recircula na perspectiva do Direito e do Design". A temática se refere ao Termo de Compromisso para Implementação de Ações Voltadas à Economia Circular e Logística Reversa de Embalagens em Geral, disponível para consulta pública no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) até dia 3 de julho. O termo envolve seis grandes empresas, Ambev, Kaiser & HNK BR, Nestlé, Coca-Cola, Tetrapak e Unilever, que manifestaram voluntariamente interesse em firmar o compromisso com o MMA.
Apoio - A 2ª edição do SIPR tem apoio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL (PPGA-UEL), Gráfica da UEL e Associação Norte-Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA).
Acompanhe mais notícias da Agência UEL: