Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
12/06/2020  

UEL conclui 500 bancas de Mestrado e Doutorado nos primeiros cinco meses de 2020

Agência UEL

Atividade do Programa de Pós-graduação em Psicologia

Relatório concluído na última semana pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL apontou a realização de 500 bancas de qualificação e de defesa de Mestrado e Doutorado entre janeiro e maio deste ano, considerando os cerca de três meses de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Resolução estabelecida em abril passado, definiu que as atividades presenciais poderiam ser substituídas por atividades remotas, incluindo as bancas dos cursos de Mestrado e Doutorado.
As definições foram importantes para que os 47 Programas de Pós-graduação utilizassem canais remotos de comunicação para orientação de estudantes, e organizassem um sistema de escala para as atividades presenciais essenciais, como é o caso das pesquisas experimentais em laboratório. Todas as atividades obedeceram diretrizes dos órgãos de Saúde, que incluem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cuidados sanitários e manutenção do distanciamento. Aulas, workshops, eventos e reuniões também estão sendo realizados em modo remoto.
Segundo a Diretora de Pós-graduação da PROPPG, Silvia Ferreira Meletti, o volume de bancas neste período reflete a importância da pesquisa desenvolvida na Universidade. Ela salienta que a UEL possui programas de Pós-graduação nas mais variadas áreas do conhecimento e nos diversos centros de estudos, que desenvolvem pesquisas básicas e aplicadas, alimentando uma grande cadeia de produção científica e de inovação tecnológica.
A diretora explica que as pesquisas obedecem parâmetros internacionais e demandam alta qualificação dos docentes pesquisadores. Além disso, a formação de Mestres e Doutores segue as normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que periodicamente avalia os programas. As atividades de pesquisa dependem de investimentos constantes em infraestrutura,  em materiais bibliográficos e de consumo. O financiamento da pesquisa e da pós-graduação depende, principalmente, de órgãos governamentais como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a Capes e a Fundação Araucária.
Atualmente, a UEL possui 1142 estudantes de Doutorado, 1787 de Mestrado Acadêmico e 177 de Mestrado Profissional, totalizando 3.106 alunos matriculados nos 47 Programas que abrigam, juntos, 80 Cursos de Pós-graduação Stricto-Sensu. Além destes, a universidade mantém 135  Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, que incluem Especializações e Residências, elevando o número de estudantes de pós-graduação para mais de 5 mil. 
A professora reforça que a pesquisa é uma atividade que produz resultados em prazos variados, há estudos que são realizados num curto prazo, e outros que necessitam de um longo tempo de trabalho. Mesmo que não percebamos em nosso dia a dia, o conhecimento e as tecnologias que utilizamos estão relacionadas, direta ou indiretamente, às pesquisas desenvolvidas nas universidades.  
Covid-19 - durante esse período de isolamento social, a CAPES e o CNPq publicaram Editais específicos para a Pesquisa relacionada ao COVID-19. O Edital do CNPq (Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020) Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves selecionou apenas 90 projetos do Brasil todo. Duas propostas da UEL foram recomendadas no resultado preliminar da chamada, uma coordenada pela professora Sueli Fumie Yamada Ogatta, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e outra coordenada pelo professor Felipe Arruda Moura do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE).
A CAPES criou neste ano o Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. Por esse Programa, até o momento, foram publicados três Editais para os quais pesquisadores da UEL submeteram 11 propostas. Os resultados estão previstos para o final deste mês.
A UEL também recebeu novas bolsas para a pós-graduação (oito de Mestrado e cinco de Doutorado), concedidas pela CAPES, por meio de Ação Emergencial, a Programas, cujos conhecimentos possam compor esforços coordenados de atuação direcionada à prevenção e ao combate da atual pandemia, ou endemias e epidemias em geral. Estudantes de três programas de Pós-graduação da UEL - Microbiologia, Ciências da Saúde e Patologia Experimental -, foram contemplados com as bolsas e desenvolveram pesquisas pesquisas voltadas ao tratamento e prevenção do novo coronavírus.
De acordo com a diretora, a participação da UEL nesses editais só foi possível graças à excelência dos programas de Pós-graduação e pelo alinhamento com a necessidade de encontrar soluções nesse grave momento de crise sanitária.
Novo Doutorado - a Capes aprovou, no último dia 21 de maio, o Doutorado em Direito Negocial, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. O novo curso deve iniciar as atividades já a partir do primeiro semestre de 2021, oferecendo inicialmente seis vagas nas linhas de Relações Negociais no Direito Público e Relações Negociais no Direito Privado.
Com mais essa conquista, a UEL chega ao seu 31º Curso de Doutorado. A expectativa é a de que, a exemplo do Mestrado oferecido na área, ocorra grande procura por este novo curso, uma vez que, no Paraná, há somente três Doutorados oferecidos por Universidades públicas na área do Direito.



rodapé da notícia

  13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br