Londrina, Domingo, 05 de Julho de 2020 -  Busca

12/06/2020

VIRTUEL capacita professores, estudantes e técnicos da universidade

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) realiza de 16 a 26 de junho o "VIRTUEL: refletindo e capacitando", evento online que terá transmissão ao vivo pela plataforma Youtube. As atividades têm como objetivo promover a capacitação emergencial aos docentes, estudantes e técnico-administrativos da UEL para a realização das atividades não presenciais. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 17, neste endereço eletrônico.
O evento também pretende, conforme o projeto registrado no sistema de Gestão de Eventos e Cursos, criar e estimular a autocapacitação de professores e alunos; apresentar e debater boas práticas no uso de tecnologias digitais nos cursos presenciais e a distância; refletir sobre o impacto do uso das atividades não presenciais na era da nova normalidade; explicitar os desafios da universidade nos contextos não presencial, a distância e possíveis encaminhamentos ou soluções.
Setores da UEL estão finalizando a proposta para a retomada das atividades acadêmicas para o próximo dia 29, com um plano de oferta dos elementos curriculares. O retorno deve se dar em 3 fases, sendo que a primeira será não presencial com a utilização de tecnologias digitais, para evitar o uso do mesmo espaço físico que favorece a disseminação do coronavírus.
Para o diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED), professor Pedro Paulo Ayrosa, "possivelmente será o maior evento de extensão realizado pela PROEX [Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade], já que tivemos mais de 1.100 inscritos só no primeiro dia." Ele afirma que a instituição está dotada de tecnologia digital para promover o ensino não presencial. "Consideramos que a UEL irá prover os ambientes virtuais de aprendizagem e softwares de apoio da Microsoft e da Google, de convênios já existentes na universidade e disponíveis para toda comunidade universitária."
Segundo Pedro Paulo Ayrosa, os professores poderão utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem que já estão disponíveis na universidade, como o Moodle e o Classroom. Ele destaca que o professor poderá usar outro sistema virtual de sua escolha. "Contudo, a ideia é focar no Moodle devido a sua integração, já realizada pela ATI [Assessoria de Tecnologia da Informação], com a pauta eletrônica", ressalta.
Além do professor Pedro Paulo Ayrosa, a organização do evento é composta pelo professor Weliton José da Silva, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV) do Centro de Ciências Biológicas (CCB); professor Leandro Arthur Diehl, do Departamento de Clínica Médica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Fabiano Ferrari Ribeiro, da Divisão de Apoio Administrativo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).
Programação - O VIRTUEL terá cerimônia de abertura na próxima terça-feira, dia 16, das 10h às 11h30, com o reitor da UEL, professor Sérgio de Carvalho e toda a equipe da universidade. Das 14h às 15h30, será realizada a primeira videoconferência (webinar), com o tema "Quem está na frente da tela? Desafios do ensino remoto em tempos de pandemia", com o professor Paulo Takeo Sano, do Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo (USP).
A segunda videoconferência da terça-feira vai abordar, das 15h45 às 16h45, as "Perspectivas para a formação de professores na educação remota". Os debates serão realizados pela professora Maria Aparecida Crissi Knuppel e o professor Leo Raifur, ambos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). A mediação será feita pela professora Manuela Pires Weissböck Eckstein, também da UNICENTRO. A programação completa do evento pode ser conferida neste endereço.

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes