Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca

10/06/2020

Egresso da UEL recebe prêmio como Pesquisador do Ano na Austrália

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Fisioterapeuta Vinícius Cavalheri, formado pela UEL em 2006 (Divulgação/Arquivo pessoal)

O fisioterapeuta Vinícius Cavalheri, formado pela UEL em 2006, recebeu o prêmio de Pesquisador do Ano na área de Câncer, do Cancer Council Western Australia (Conselho de Câncer de Western Australia). Ele venceu na categoria até 7 anos após o fim do PhD (doutorado). O pesquisador fez também Residência em Fisioterapia Pulmonar na UEL (2007-2008) e mestrado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Presidente Prudente. Sua pesquisa para a dissertação foi realizada no Hospital Universitário (HU/UEL).
Em 2011, ele foi realizar o doutorado na Curtin University, em Perth na Austrália. Perth fica na região sudoeste daquele país, distante cerca de 3.700 km de Camberra, a capital; e 3.900 km de Sydney, a cidade australiana mais populosa. Vinícius Cavalheri atendeu a reportagem da Agência UEL e disse, através do bate-papo do Messenger, que os planos eram ficar na Austrália por cerca de três anos e meio. "Acabei ficando como professor e pesquisador na Curtin University", afirma.
Em 2019, o fisioterapeuta formado pela UEL também começou a atuar como diretor de Pesquisa em "Allied Health" para o Departamento de Saúde da região Sul de Western. Ele explica que sua pesquisa tem foco nos efeitos do treinamento físico para pacientes com câncer de pulmão. "Especificamente, minha pesquisa sobre treinamento físico após cirurgia para a retirada do câncer de pulmão mostrou uma melhora na recuperação física (capacidade de exercício e força muscular), sintomas (falta de ar) e qualidade de vida", explica o pesquisador.
Resultados - Ele afirma que outra pesquisa com câncer de pulmão avançado demonstrou resultados positivos para qualidade de vida e a capacidade física dos pacientes. "Apesar de não ter voltado para o Brasil, ainda mantenho pesquisas com o grupo do LFIP [Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Pulmonar] e outros grupos de pesquisa no Brasil". O LFIP da UEL é coordenado pelo professor Fábio Pitta, do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O laboratório foi idealizado em 1995, com a coordenação do professor Antonio Fernando Brunetto, do Departamento de Fisioterapia, que faleceu em 2009. A coordenação passou ao professor Fábio Pitta. Recentemente, a professora Nidia Hernandes assumiu a coordenação conjunta das atividades. As pesquisas do laboratório giram em torno da atividade física na vida diária (AFVD) e a avaliação das atividades de vida diária (AVDs). Mais informações sobre o LFIP - AQUI.
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Agenda do Reitor