Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
05/06/2020  

Museu Histórico recebe recursos para revitalizar instalação elétrica

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Arquivo/COMUEL)

O Museu Histórico de Londrina, mantido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebeu R$ 350 mil para a revitalização das instalações elétricas. Os recursos são do governo do estado e foram liberados a partir de solicitação do deputado estadual Tercilio Turini. O Museu completa no dia 18 de setembro, seus 50 anos. No prédio da antiga Estação Ferroviária, o órgão funciona desde 1986.
A diretora do Museu, Edméia Ribeiro, explica que o prédio do órgão é da década de 1950 e passou por reestruturação no final dos anos 1990 para a adequação de espaços para galerias, mas não houve modificação nas instalações elétricas. Essa reforma foi realizada pelo projeto Memória Viva, adequando os espaços para galerias que pudessem receber exposições.
Edméia Ribeiro afirma que na reforma pelo Memória Viva, a parte elétrica foi pouco alterada e, hoje, a necessidade do Museu passa pela melhoria da capacidade do setor. Isso inclui desde tomadas, fiação para internet, cabos de rede entre outros itens. Ela reforça que a reforma da instalação elétrica dará mais segurança para o próprio prédio e seu acervo, eliminando riscos de curto-circuito.
Ela explica que, em conjunto com diretores da Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (ASAM), foi realizado um estudo para verificar o impacto da reforma e estimar a quantia a ser investida. A partir disso, houve uma articulação com o deputado Tercilio Turini, que intermediou para a liberação do dinheiro. Edméia Ribeiro destaca o papel da ASAM nesse processo. Confira o áudio.

Conforme a diretora, os recursos são provenientes da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do Estado do Paraná. Edméia Ribeiro lamenta não poder, neste ano, realizar as atividades para comemorar o Cinquentenário do Museu Histórico. Estavam previstas várias ações, que foram canceladas por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus.
Revitalização - "O dinheiro já está na conta da Universidade. A PROPLAN [Pró-reitoria de Planejamento] já está conversando para dar início a uma licitação para o projeto elétrico", afirma Edméia. Depois da contratação do projeto elétrico, será realizada outra licitação para a contratação da empresa que fará a revitalização da instalação elétrica.
O deputado estadual Tercilio Turini, disse por meio de sua assessoria, que o prédio do Museu é antigo, portanto, exige cuidados especiais pelo tempo de construção e, principalmente, pela atividade que abriga. "Fico honrado em poder contribuir na liberação dos recursos para a obra, justamente no ano do cinquentenário do Museu", diz o deputado estadual.
Veja também na Agência UEL:
 




rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br