Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca

04/06/2020

Produção do CECA integra professores, estudantes e comunidade

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Professor Emerson Dias, do Departamento de Comunicação da UEL (FOTO: Arquivo pessoal)

Aproveitar a produção audiovisual do arquivo acadêmico do Departamento de Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), para integrar professores, estudantes e comunidade. Essa é a forma encontrada pelo professor Emerson Dias, que apresenta, contextualiza e cita referências interligadas com o tema de cada episódio - Confira aqui
"Não reproduzimos simplesmente o vídeo do arquivo", ressalta o professor. Emerson Dias explica que o projeto "Universidade na Cidade" surgiu a partir de reuniões virtuais entre professores do Departamento de Comunicação, por causa da pandemia de COVID-19, que levou à suspensão do calendário acadêmico, no mês de março. "A proposta era pensar atividades que buscassem diminuir um pouquinho a distância entre estudantes, professores e a própria comunidade atendida pela UEL", afirma o professor.
Ele ministra disciplinas de audiovisual nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, com a produção factual de telejornais, videodocumentários e de peças institucionais voltadas para organizações públicas e privadas. "Sugeri a ideia de pesquisar e recuperar o arquivo de produções dos estudantes. Vídeos que são, ao mesmo tempo, marcantes e atemporais". O primeiro episódio do "Universidade na Cidade" foi publicado no dia 13 de maio.
A atualização ocorre às quartas-feiras e domingos na Página do Programa Tecer Idades, coordenado pelo professor Reginaldo Moreira, também do Departamento de Comunicação. A produção é replicada em páginas de parceiros, como a TV UEL e a AlmA Londrina Rádio Web. "Remotamente, com alguns estudantes - sem grupo fixo, na forma de voluntariado - selecionamos um vídeo e, a partir daí, busco referências que se relacionam com o assunto".
Temas - Entre os temas abordados pelo projeto estão o Museu Histórico de Londrina, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UEL), o Grupo de Teatro Proteu, a UEL FM e projetos externos como o Instituto União para Vitória. "São vídeos institucionais experimentais dos estudantes. Já adianto que vamos falar também das vilas culturais e dos festivais da cidade", afirma o professor. Ele cita que no episódio do Museu Histórico, há a produção dos estudantes de Relações Públicas e o material foi reforçado com a citação de outros espaços públicos e gratuitos, mantidos pela UEL.
Emerson Dias cita, também, o material que recupera a visita à UEL do jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno. "Juntamos a biografia dele com um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o 'Sangue Latino', série que ele apresenta no Canal Brasil; estudantes que viajaram para outros países e ainda um projeto estudantil de 2016 que, hoje, se tornou um site de conteúdo independente, o Jornalismo Periférico", conta Emerson Dias.
Ele afirma que, dessa forma, é possível mostrar aos estudantes dos cursos de Jornalismo e de Relações Públicas, as muitas possibilidades de trabalho e pesquisa na área de produção audiovisual. "Ao mesmo tempo em que reforçamos a presença da própria Universidade junto à sociedade por meio dos projetos, das pesquisas e do atendimento direto da instituição nas áreas da saúde, tecnologia e cultura, entre tantas outras".

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)