Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende trabalhadores da região

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(FOTO: Divulgação/UEL)

Orientar trabalhadores do município de Londrina e da região sobre medidas de proteção e prevenção à COVID-19. Esse é o objetivo do projeto "Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19: como se proteger e evitar a disseminação", parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Pela UEL, a ação é desenvolvida a partir do projeto "UEL pela Vida, contra o coronavírus", iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
"Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19" foi elaborado pelas professoras Celita Salmaso Trelha e Michelle Moreira Abujamra Fillis, do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Conforme Celita Salmaso Trelha, participam da ação profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF), professores dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem, e cerca 40 alunos do primeiro ano do curso de Fisioterapia.
O público-alvo consiste em trabalhadores das mais diversas categorias de diferentes setores como comércio, indústria, construção civil, prestação de serviço, do segmento sindical, de associações, escolas, condomínios comerciais e residenciais. "As pessoas precisam ser orientadas sobre como colocar e tirar a máscara corretamente, por quanto tempo utilizar, o procedimento apropriado de lavagem e como confeccioná-la; como higienizar as mãos com água e sabão, com álcool gel", destaca a professora Celita Salmaso Trelha.
Treinamento - Ela explica que os participantes do projeto foram instrumentalizados sobre ferramentas tecnológicas e o uso de videoconferências para promover a educação em saúde. Assim, segundo ela, eles estão aptos a conduzir treinamento junto aos profissionais que atuam na área de segurança do trabalho (das empresas, indústrias e outros), que são responsáveis por transmitir o conteúdo aos demais funcionários. O treinamento, por meio de videoconferência, tem duração média de 60 minutos e as apresentações são desenvolvidas com base nas necessidades dos funcionários.
(Divulgação/UEL)

Entre os temas abordados no treinamento estão formas de transmissão da COVID-19, sintomas, automedicação, quando e onde procurar o serviço de saúde; distanciamento social; uso adequado de máscaras e equipamentos de proteção individual; lavagem das mãos e etiqueta respiratória; higienização de dispositivos e equipamentos no trabalho. "São fornecidas informações específicas para cada categoria profissional e local de trabalho", ressalta a professora Celita Salmazo Trelha. "Após o treinamento, os participantes recebem por e-mail materiais de apoio referentes ao tema abordado".
Em 30 dias de projeto, foram atendidas 21 empresas de Londrina e região , sendo 13 de prestação de serviço (condomínios comerciais e residenciais, salões de beleza e estética, escolas), cinco da construção civil (construtoras) e três da indústria. Conforme a professora, o treinamento foi realizado com 110 funcionários que se tornaram multiplicadores, cujas informações devem beneficiar outros 2.500 trabalhadores.
"Esse projeto dissemina mais conhecimento sobre a COVID-19, possibilitando que essas orientações possam ser multiplicadas no ambiente de trabalho e levada a familiares e amigos. Além disso contribui para fortalecer as ações dentro dos serviços de saúde", destaca Celita Salmazo Trelha. Os contatos com a coordenação do projeto podem ser realizadas pelos e-mails: fisiouel.vida2020@gmail.com e prevencao.covid@saude.londrina.pr.gov.br.
Acompanhe outras notícias da Agência UEL: