Londrina, Domingo, 05 de Julho de 2020 -  Busca

02/06/2020

Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes

Equipe do NTT é formada por médicos e residentes do curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) (FOTO: Assessoria de Imprensa do HU/UEL)

Equipe do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário da UEL - NTT/HU/UEL - expandiu o atendimento e a equipe que atua no setor agora faz ligações telefônicas, as chamadas teleconsultas, junto aos pacientes que foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU/UEL) por outros serviços de saúde com sintomas de COVID-19.
Até então, a equipe do NTT/HU/UEL, formada por médicos e residentes do curso de Medicina da UEL, fazia teleinterconsultas, com o objetivo de esclarecer dúvidas de médicos da macrorregião Norte do Estado em busca de orientação para casos suspeitos do novo coronavírus.
A equipe irá realizar os contatos pela plataforma do NNT/HU/UEL com cerca de 500 pacientes que foram atendidos no Hospital com sintomas da COVID-19. Eles não foram internados porque de modo geral os sintomas não eram graves. Em Nesses casos, os pacientes passam por exames e aguardam os resultados isolados em casa.
A iniciativa de fazer a teleconsulta junto ao paciente faz parte do projeto de extensão "Teleconsultas para Apoio ao Enfrentamento da Pandemia para Covid 19", coordenado pela professora do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Inês Nakamoto. "Os alunos e residentes ainda aprendem como funciona um atendimento de teleconsulta "que a cada dia tem tendência de crescimento", completa a médica.
Ela explica que a equipe de médicos telefona para os pacientes e faz uma consulta em que passa o resultado do exame. Também é o momento de avaliar as condições de saúde do paciente e da família, além de conferir a manutenção do isolamento social. Médicos e residentes ainda repassam orientações quanto aos sinais de alerta - falta de ar, frequência respiratória aumentada e outros - para buscar novo atendimento.
Parceiros - Para viabilizar o projeto, foram envolvidos como parceiros o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que repassa os contatos e os dados epidemiológicos de cada paciente; o SAME, responsável pelo apoio para o agendamento e o registro das teleconsultas no sistema HU/UEL.
(Com texto e informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes