Londrina, Domingo, 05 de Julho de 2020 -  Busca

Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(FOTO: Divulgação/UEL Solidária)

A campanha "UEL Solidária - a comunidade universitária por todos e todas" incluiu livros para doar às famílias atendidas pelo projeto. Até agora, o projeto recebeu mais de 500 livros doados pela Editora Atrito Arte, pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis, pelo Conselho de Cultura de Londrina, por meio Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e pelos escritores Maria Angélica Constantino, Roberto Cruz e Edson Holtz, servidor aposentado da UEL.
"Estamos pedindo a doação de livros que sejam de literatura, de qualquer gênero, como ficção, romance, poesia", afirma a professora Márcia Rorato, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Segundo ela, o objetivo é acrescentar uma fonte alternativa de entretenimento, cultura e diversão não só as crianças, mas a todos os membros das famílias que atravessam esse período de isolamento social, principalmente no segmento atendido que compreende comunidades vulneráveis.
A professora Márcia Rorato afirma que todo o material doado está em "quarentena" e permanece fechado por 15 dias antes da distribuição. Essa medida segue recomendação das autoridades sanitárias e do Comitê da UEL, para evitar a disseminação do coronavírus caso haja contaminação da superfície do livro. Os interessados em colaborar podem entrar em contato com a professora Márcia Rorato, pelo telefone 99119-9678 ou e-mail marcia.rorato@gmail.com. A prioridade são livros novos por causa do risco de contaminação.
Márcia Rorato destaca que a receptividade da ação tem sido grande por parte dos parceiros, mesmo sem muita divulgação. "O que nos move em relação a essa ação, é entender que além do alimento para sustentar a vida, o livro pode trazer essa contribuição - um alimento para a alma - em um momento tão difícil como esse", afirma ela. "Poder contar com a literatura, com a possibilidade de divagação, entretenimento, ganho de conhecimento. Entendemos que com essa ação podemos plantar sementes, motivar crianças e adultos a buscar a leitura, outra forma de entretenimento tão valiosa".
Campanha - A Campanha UEL Solidária distribuiu, até o momento, cestas básicas, vales-compras e gás, kits de higiene, máscaras de tecidos, medicamentos e até mesmo um fogão para a produção de pães, como forma de renda para uma das famílias atendidas. Houve ainda repasse financeiro para compra de material complementar para fabricação de 35 mil máscaras para o Hospital Universitário (HU/UEL).
No total, a Campanha UEL Solidária atendeu cerca de 800 pessoas, como famílias cadastradas junto à Residência Multiprofissional; famílias pertencentes à Associação de Mulheres do Jardim Vista Bela; famílias migrantes; pessoas em situação de rua e estudantes da própria
Universidade. Quem quiser, pode fazer a doação de qualquer quantia. Para tanto, foi aberta uma conta na Caixa (agência 3076, cc 7227-8, operação 013), CPF 514.168.081-91, para receber os valores.
Veja mais notícias da Agência UEL:

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação