Londrina, Sábado, 04 de Julho de 2020 -  Busca

29/05/2020

Projeto auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciências da Informação (FOTO: Divulgação)

Aquele certificado de disciplina especial, de parecerista de periódico, de curso do qual participou ou ministrou está guardado para ser inserido no currículo Lattes/ Plataforma Lattes/CNPq. Mas em qual campo inserir o documento? Essa dúvida não atormenta apenas estudantes dos primeiros anos da graduação. Ela persegue, também, quem já tem experiência. Coisas pouco comuns são ainda mais difíceis de serem encaixadas no campo adequado.
Para ajudar a sanar essas dúvidas, o professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), criou a página Lattes.Currículo, em uma rede social, que contabiliza quase 4.500 seguidores. As publicações da página são dinâmicas, com imagem e dicas muito práticas.
Conforme o professor, a atualização do Currículo Lattes e seu correto preenchimento interferem na imagem do estudante e do pesquisador no cenário acadêmico-científico. Ele afirma que o estudante universitário tem dificuldade para lidar com a informação científica e que essa situação tem início na educação básica, incluindo a falta de formação científica dos próprios professores. Confira o áudio.

João Arlindo Neto afirma que as dúvidas mais frequentes no preenchimento da plataforma são onde inserir bolsa de pesquisa; como inserir o OrcID; diferença entre grupo de pesquisa e projeto de pesquisa; diferença entre vinculação e atuação profissional; publicação em periódicos e anais de eventos. "O Currículo Lattes é a porta de entrada para o estudante que pretende ingressar na pesquisa e concorrer a editais de bolsas, participar de projetos de pesquisa e editais de seleção de programas de pós-graduação".
Plataformas científicas - Além de importante para estudantes, o Lattes também é imprescindível para docentes e pesquisadores quando querem concorrer a financiamento de projetos de pesquisa e se credenciar em programas de pós-graduação. "É uma das fontes de informação cruciais para a coleta de dados pela Plataforma Sucupira. Essa plataforma é responsável por gerenciar e avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil.
O Lattes revela ainda mais a sua importância por estar integrado a outras plataformas científicas. O professor João Arlindo Neto cita ResearchID, o OrcID, o Portal da Capes, a Scielo e a Scopus. "Essa integração permite a contagem de citações das produções bibliográficas, vinculação das produções ao periódico, evitar problemas de ambiguidade de autor, entre outros aspectos", afirma o professor.
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação