Londrina, Domingo, 05 de Julho de 2020 -  Busca

28/05/2020

Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão

(FOTO: AEN)

O Governo do Estado lançou nesta semana as chamadas públicas referentes aos Programas Institucionais de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e de Extensão Universitária - Pibis/Pibex.  Há recomendação para que os projetos submetidos sejam voltados ao enfrentamento do coronavírus. O evento de lançamento foi online e contou com a participação de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, de extensão e cultura e de reitores das universidades estaduais, federais e privadas do Paraná. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor e pesquisador Amauri Alfieri, participou do lançamento online.
Serão financiadas 1.200 bolsas de estudo de R$400,00 com a duração de 12 meses. O recurso total disponível nessas chamadas públicas é de R$5.760.000,00. A Fundação Araucária e pela Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acrescentaram a recomendação que nos critérios de bolsas adotados pelas comissões institucionais, os planos de trabalho que contemplem pesquisas relacionadas à pandemia do Coronavírus, e que estejam vinculados aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos orientadores e reconhecidos pela instituição, sejam considerados prioritários para o recebimento de bolsas de iniciação científica ou de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação.
"Precisamos direcionar as ações e iniciativas para a prevenção e enfrentamento do coronavírus, pois desta forma, estamos conseguindo manter o lançamento e investimento nos editais tradicionais do Governo", ressaltou o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
Objetivos - O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, falou sobre os principais objetivos dessas chamadas públicas. "Incentivar a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitárias, direcionadas a temas de interesse social", explicou. Segundo ele, também faz parte dos objetivos favorecer o acesso e a integração dos estudantes que ingressam no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica. "Além disso, as chamadas públicas objetivam promover a inserção dos estudantes em atividades científicas, tecnológicas e de inovação são algumas das prioridades destes editais", disse Spinosa.
O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destacou que o Paraná possui um sistema de ciência, tecnologia e inovação muito consistente e que abrange todo o Estado. "A área da extensão, por exemplo, está mais próxima da população e esse fator faz com que mais públicos tenham acesso aos benefícios gerados", disse ele.
Enfrentamento - A vice-coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão e Cultura da Região Sul, Simone Castanho, lembrou as ações que estão sendo realizadas com relação à chamada pública 09/2020, de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. "Com o apoio que estamos recebendo do Estado está sendo possível realizar diversas ações, que sem este aporte financeiro teríamos muitas dificuldades ou até mesmo não seria possível  de executá-las".
No evento, também foi apresentado o trabalho da equipe de jornalistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Eles estão fazendo a captação de imagens e entrevistas para a futura elaboração de documentário e materiais jornalísticos referentes à CP 09/2020.
Resultado - No evento online de lançamento da chamada pública referente ao Pibis e Pibex, também foi anunciado o resultado do edital relacionado ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Extensão Universitária  - Eaex & Seurs 2020. O recurso aprovado foi de R$ 239.986,62.
Para ter acesso aos editais lançados e ao resultado da chamada pública referente ao EAEX e SEURS 2020: www.fappr.pr.gov.br - Link: Programas (CPs e PIs) - Programas Abertos e www.fappr.pr.gov.br - Link: Atos e Notas - Atos 2020.
(Com texto e informações da AEN).

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes