Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca

Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Divulgação)

Na hora de escrever a redação solicitada pelo professor a distância - será que esse a tem crase? - o estudante tinha que (ou tinha de?) falar sobre a pandemia de coronavírus. Ele ficou em dúvida se escrevia o coronavírus ou Coronavírus e mais ainda se era a covid ou o covid. Para completar, ele leu em locais diferentes covid-19, Covid-19 e COVID-19.  Qual a forma correta segundo as regras gramaticais? Para solucionar essas questões, o estudante da rede pública ou particular de ensino pode contar com o Disque-Gramática da UEL.
Criado em 1995, o projeto do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) mantém atendimento aos usuários que tenham dúvidas sobre os usos gramaticais da Língua Portuguesa. O atendimento é feito via redes sociais e pelo e-mail. Durante o período de isolamento social, as consultas podem ser feitas pela conta oficial do projeto Disque Gramática, ou  CLIQUE AQUI  e ainda por meio do e-mail: disque-gramatica@uel.br. O serviço também é oferecido pelo telefone, temporariamente suspenso.
O Disque-Gramática é coordenado pela professora Cristina Simon, com a participação da professora Maria Isabel Borges, ambas do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH. O projeto tem a participação de 10 alunos de graduação do curso de Letras da UEL.
Conforme a página oficial do projeto, a iniciativa "contribui para a formação docente, na medida em que os graduandos precisam estar preparados para as inúmeras e variadas questões que nos chegam de diferentes lugares, níveis e finalidades comunicacionais". O criador do projeto foi o professor Joaquim Carvalho da Silva - CONFIRA. Ele permaneceu à frente do projeto por mais de duas décadas.
Coluna - A professora Cristina Bulhões Simon destaca que desde 2006, o projeto desenvolve a produção "Fala Brasil", uma coluna veiculada pela Rádio Paiquerê AM, hoje FM (91,7). A produção diária pode ser acessada no portal da emissora, neste FALA BRASIL. "Fala Brasil um 'programete' inserido no Jornal da Manhã e reprisado à tarde. Ele era de segunda a sábado e há cerca de um ano, é de segunda-feira a sexta-feira. Um programa que tem bastante aceitação, segundo a própria rádio".
(Divulgação/Disque-Gramática)

Outra produção destacada pela professora Cristina Bulhões Simon é o Programa Paiquerê Letra e Música, que começou a ser veiculado, também pela Rádio Paiquerê, em janeiro deste ano. No programa, a professora comenta uma música, abordando elementos da língua portuguesa e aspectos culturais que envolvem a música comentada.
A produção Letra e Música é veiculada às quartas-feiras, às 15 horas. Para ter acesso aos episódios - CLIQUE AQUI. O último episódio, o 18º, aborda a letra da música "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira" (1979), de Moraes Moreira, cantor e compositor que morreu aos 72 anos, no Rio de Janeiro, no último dia 13 de abril.
Veja mais notícias da Agência UEL:

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Agenda do Reitor