Londrina, Domingo, 05 de Julho de 2020 -  Busca

Projeto Safety divulga primeira publicação técnica sobre a COVID-19

Jornal Notícia/Reinaldo Zanardi

(Divulgação/Projeto Safety)

O Projeto Safety, que reúne professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou a sua primeira publicação técnica. Trata-se do Boletim Informativo sobre a COVID-19, edição 01 - semana 1. O material foi elaborado em 24 de maio e publicado no dia 25 de maio.
A coordenação do projeto é da professora Marselle Nobre de Carvalho, chefe do Departamento de Saúde Coletiva do CCS. Ela lembra que o objetivo do trabalho é sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil e científica por meio de diversos canais para orientar profissionais de saúde e comunidade em geral.
O primeiro informativo do Projeto Safety é dividido em duas seções. Na primeira, é exposta a situação epidemiológica da COVID-19 no mundo, nas américas, no Brasil e no Paraná. A segunda é dividida em duas partes. Uma que aborda o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, sistematizando os resultados e a conclusão de artigo da revista The Lancet sobre os medicamentos. A outra é dedicada a fazer um resumo das características clínicas e laboratoriais da síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes associada à COVID-19.
A The Lancet é uma revista científica internacional que aborda temas da medicina, com revisão por pares. Isso significa controle rígido dos artigos publicados em suas páginas. A publicação é uma das mais antigas do gênero e considerada uma das mais prestigiadas revistas da área científica.
Fontes - A professora Marselle Nobre de Carvalho explica que a necessidade de um projeto dessa natureza se justifica por causa da quantidade de informações disponíveis ao público, nem sempre de fontes confiáveis e até mesmo informações falsas, que acabam provocando pânico, principalmente, entre o público leigo. Ela aponta que as informações são atualizadas de forma muito rápida. Por isso, o processo de produção do conhecimento científico precisa considerar as melhores evidências.
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação