Londrina, Quinta-Feira, 16 de Julho de 2020 -  Busca

26/05/2020

Museu Histórico e IBRAVISSIMI captam acervos familiares da cultura italiana

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação: Museu Histórico e IBRAVISSI)

O Museu Histórico de Londrina/UEL e a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi definiram novo prazo para captação de acervos familiares inéditos da cultura italiana em Londrina e região. Fotografias, objetos, documentos e cartas serão recebidos até 30 de julho. Todo material vai compor a exposição "Os Bravissimi na Terra Roxa", em comemoração aos 85 anos de Londrina.
Conforme informou a comissão organizadora da exposição, devido à pandemia da COVID-19, o calendário precisou ser reajustado. A previsão é de que a exposição seja realizada no início de 2021, no próprio Museu Histórico de Londrina/UEL e, posteriormente, seja levada a outros locais da cidade, como mostra itinerante.
O objetivo dos organizadores é captar materiais e até mesmo maquinários, que mostrem a importância das atividades profissionais conduzidas pelos italianos que se instalaram em Londrina entre 1930 e 1980. A pesquisa histórica da exposição será conduzida pelo professor Jorge Romanello, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).
A equipe do Museu Histórico fará um processo de catalogação e identificação dos materiais. Os interessados poderão optar por doar os materiais ao patrimônio do Museu ou apenas ceder temporariamente para a exposição. Vale destacar que os acervos recebidos passarão por uma curadoria especializada, que tem como objetivo selecionar os materiais que irão compor a exposição.
Mais informações com a direção da Associação Cultural Italiana de Londrina pelo e-mail ibravissimilondrina@gmail.com, pelo telefone (43) 99957-7031, (diretamente com a presidente Hylea Ferraz), ou ainda pelo site I BRAVISSIMI Londrina.
Parceria - O projeto "Os Bravissimi na Terra Roxa" conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), produção da PÁ! Artística, e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Vice-Consulado Italiano e do Espaço Cultural Villa Rica.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da IBRAVISSI).
Acompanhe mais notícias da Agência UEL:

10h10 Seminário integrado da UEL e UEM debate perspectivas para a economia
  09h17 Processo seletivo recruta tutor para curso de especialização EaD
  16h37 Lives detalham o Programa Centelha da Fundação Araucária e SETI
  15h54 Departamento de Matemática promove série de palestras para professores e alunos
  13h19 15/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  09h44 Professores do CCH comentam obras literárias do Vestibular via podcast
  09h22 Roda de conversa virtual trata da produção de conhecimento em tempos de crise
  17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)