Londrina, Quinta-Feira, 16 de Julho de 2020 -  Busca

25/05/2020

Projeto tem estudo morfo-fisiológico sobre porta de entrada do coronavírus no corpo humano

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação)

Estudantes da primeira turma do curso de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), integram projeto de ensino relacionado ao novo coronavírus. Idealizado pela professora Daniela Pinheiro, do Departamento de Histologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o projeto "Estudo Morfo-fisiológico de tecido epitelial: porta de entrada do novo coronavírus (Sars-CoV-2)" visa relacionar conteúdo já presente na grade curricular do curso à pandemia da COVID-19. O projeto é um diferencial importante para a formação dos estudantes.
Segundo Daniela Pinheiro, a relevância do estudo se dá pela forma como o novo coronavírus entra em contato com o corpo humano. As orientações das organizações de saúde são principalmente para lavar as mãos e não ter contato com o rosto, nariz e boca - que fazem parte do tecido epitelial. A professora define que "epitélio é tudo que reveste" e pode ser a pele, que está externa, a cavidade do nariz e a camada que protege os órgãos internos, por exemplo. "Vamos fazer o estudo dos lugares de contato com o vírus e por onde ele entra no corpo. Pode ser boca ou nariz, ainda não se sabe ao certo. Vamos mostrar os detalhes, a estrutura da célula e do tecido", explica a professora.
Nutrição é um dos 13 cursos de graduação da Universidade que possuem o estudo de tecido epitelial na grade curricular. Daniela afirma que o conteúdo deste Programa de Formação Complementar será aprofundado, com estudo sobre os epitélios olfatório e respiratório e até do sistema digestório ? também uma das possíveis porta de entrada para o vírus. Para os estudos, outros pesquisadores da Universidade também vão contribuir com o projeto, como é o caso do professor Eduardo de Almeida Araújo, do Departamento de Histologia, do CCB, e diretor de Pesquisa da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG)
Este é o primeiro projeto de ensino iniciado no curso, de acordo com a coordenadora do Colegiado de Nutrição, Clisia Mara Carreira, professora do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológica, do CCS. "É um projeto muito bem elaborado, que traz uma opção de atividade para que os alunos do curso de Nutrição possam produzir conhecimento e fazer análises críticas sobre este tema tão importante, com base em informação de qualidade pautada pela ciência", afirma. Além disso, ela acrescenta que outras atividades complementares e de aperfeiçoamento são planejadas para os estudantes.
Encontros - As atividades do projeto serão realizadas por meio de encontros semanais, de forma remota, com debate, grupo de estudo, palestra e leitura de texto científico. É a forma, segundo ela, dos estudantes já se familiarizar com uma linguagem científica desde o primeiro ano. A reuniões virtuais já começaram. Elas são realizadas via aplicativos de videoconferência para discussões sobre definições do projeto. Como a iniciativa é uma formação complementar, o conteúdo estudado não será alvo de avaliações e a adesão é totalmente livre, visto que o calendário da graduação está suspenso desde de 17 de março.
Encontros - De acordo com a professora Daniela, os encontros online são oportunos neste momento em que o isolamento social é necessário. "Dessa forma, será possível instruir e direcionar os alunos, além de atualizá-los quanto ao novo coronavírus, já que a terminologia científica traduzida por um professor pode ser repassada de maneira mais clara, principalmente aos alunos que estão iniciando um curso. Ajuda ainda a motivá-los, seja para estarem sempre aprendendo ou mesmo para que busquem boas referências para se tornarem profissionais de destaque no futuro", detalha Daniela.
Além da atualização dos estudos, a professora afirma que esta é uma forma dos alunos terem contato uns com os outros, mesmo que virtual, e com a Universidade. "Todos os outros cursos já tinham projeto em andamento, eles, como fazem parte da primeira turma, ficaram perdidos e desmotivados".
A atividade foi bem recebida pelos estudantes de Nutrição. Para Gabrielle Siewert, por exemplo, o projeto vai contribuir em dois pontos. "Primeiramente, pelo aprendizado que teremos sobre este assunto tão importante. Depois, porque é uma atividade que poderemos desenvolver neste período em que as instituições estão fechadas por causa da quarentena", completa.
Curso - Com início no primeiro semestre de 2020, a primeira turma do curso de Nutrição tem 40 alunos. É um curso integral, com carga horária de 3.495 horas e duração de quatro anos. Como diferencial, ele traz na grade curricular a vivência prática de observação, com parcerias com nutricionistas em diferentes atuações. Sem dúvida, os estudantes graduados pela UEL poderão atuar além da área de saúde, na tecnologia, novos produtos, docência, ambiente escolar, restaurante e indústrias.
Leia mais matérias da Agência UEL:

09h17 Processo seletivo recruta tutor para curso de especialização EaD
  16h37 Lives detalham o Programa Centelha da Fundação Araucária e SETI
  15h54 Departamento de Matemática promove série de palestras para professores e alunos
  13h19 15/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  09h44 Professores do CCH comentam obras literárias do Vestibular via podcast
  09h22 Roda de conversa virtual trata da produção de conhecimento em tempos de crise
  17h30 UEL é parceira na realização do 5º Congresso Paranaense de Saúde Coletiva
  14h32 Seminário virtual divulga resultados de pesquisas sobre qualidade da carne bovina
  14h07 Abertas inscrições do Programa Centelha da Fundação Araucária
  13h08 14/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h42 Pesquisa aponta empobrecimento da população de Londrina nos últimos 10 anos