Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca

22/05/2020

Capes aprova Doutorado em Direito Negocial do CESA

Agência UEL/Pedro Livoratti

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou na quinta-feira (21) o Doutorado em Direito Negocial, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que deve iniciar as atividades a partir do primeiro semestre de 2021, oferecendo inicialmente seis vagas nas linhas de pesquisa Relações Negociais no Direito Público e Relações Negociais no Direito Privado.
Este será o 26º Programa de Doutorado oferecido pela Universidade, consolidando um círculo de produção científica de qualidade, com mais projetos de pesquisa e de melhoria da qualidade de recursos humanos em várias áreas do conhecimento. Segundo o coordenador do programa, professor Elve Cenci, a aprovação é resultado direto dos frutos colhidos junto ao Programa de Mestrado, que tem tradição de 42 anos de atividades e Nota 4 da Capes. Outro ponto importante foi a atuação conjunta do corpo de professores, que, segundo ele, trabalha de forma unida, sempre com o foco na produção acadêmica de alta qualidade.
Ele explica que a seleção deverá ser realizada neste segundo semestre de 2020. A expectativa é de que, a exemplo do Mestrado, ocorra grande interesse por parte de estudantes e profissionais. O coordenador diz que a última seleção do Mestrado atraiu cerca de 180 interessados para 30 vagas. No Paraná, existem somente três Doutorados oferecidos por Universidades públicas, UENP de Jacarezinho, UFPR, em Curitiba, e agora a UEL. Além da baixa oferta de programas, existe demanda de estudantes de todo o Paraná, interior de São Paulo e até de Mato Grosso do Sul.
Expansão - A UEL registrou uma expansão de 20% nos seus Doutorados no final de 2018, quando a Capes aprovou, de uma só vez, cinco programas - Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL (Centro de Tecnologia e Urbanismo); Ciência da Informação (Centro de Educação, Comunicação e Artes); Filosofia (Centro de Letras e Ciências Humanas); Fisiopatologia Clínica e Laboratorial (Centro de Ciências da Saúde) e Sociologia (Centro de Letras e Ciências Humanas).
Na época o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alfieri, reforçou que as avaliações da Capes são sempre rígidas e os Programas têm sua responsabilidade aumentada quando abrem um Doutorado. Se a avaliação cai para nota 3, por exemplo, o Programa perde o Doutorado. Três notas 3 seguidas custam o próprio Mestrado.
Leia mais notícias na Agência UEL:

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade
  09h43 UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa
  16h46 Professor da UEL é mediador em live da Sociedade Brasileira da Comunicação
  19h45 Resolução adequa cronograma e estabelece novas convocações do Vestibular da UEL
  13h55 28/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h16 Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão
  10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas