Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca

Clínica Psicológica tem Plantão online

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação: Clínica Psicológica)

A Clínica Psicológica da UEL, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), retoma, de modo online, o Plantão Psicológico para pessoas maiores de 18 anos. As inscrições para atendimento são abertas somente às terças-feiras, das 13 às 18 horas e podem ser feitas - AQUI. O atendimento, marcado para às quartas-feiras, das 14 às 18 horas, é realizado para os oito primeiros inscritos no dia anterior.
Os atendimentos online são direcionados para pessoas de Londrina e região, porém, estudantes da UEL, da graduação e pós-graduação, que residem em outros estados também podem se inscrever. Os atendimentos são feitos via Google Meet e WhatsApp.
Segundo Maíra Bonafé Sei, coordenadora da Clínica Psicológica, os serviços do atendimento psicológico são acolhimento e a orientação diante de um momento de alto grau de sofrimento. Ela cita casos de crises de ordem emocional, advindas de ansiedade e depressão, por exemplo. "É oferecido um espaço de escuta, acolhimento e reflexão. Temos notado que muitas pessoas já tinham problemas e questionamentos que se agravaram com o momento atual", relata Maíra, em referência à pandemia da COVID-19, que levou ao isolamento social.
Em casos de surto psicótico, segundo ela, a recomendação é buscar auxílio médico-psiquiátrico em serviços médicos como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
Atendimento - Com devido cadastro no e-Psi, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os atendimentos online são realizados pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Maria Lúcia Mantovanelli Ortolan e Luciane Cristina de Oliveira Carnauba, que também é assessora especial da Clínica Psicológica. Também tem um colaborador externo do projeto, o psicólogo Gabriel Candido Paiva.
Para o atendimento online, a orientação é estar em um local confortável e com privacidade.  Como são utilizados computador ou celular, a recomendação é verificar a bateria do aparelho e a conexão da internet, antes do início da sessão. Mais informações na página da Clínica Psicológica.
Leia outras matérias da Agência UEL:

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade
  09h43 UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa
  16h46 Professor da UEL é mediador em live da Sociedade Brasileira da Comunicação
  19h45 Resolução adequa cronograma e estabelece novas convocações do Vestibular da UEL
  13h55 28/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h16 Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão
  10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas