Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca

22/05/2020

Sambista de Londrina faz 85 anos e ganha homenagem da UEL FM

Nelson José da Silva, o seo Nelson (FOTO:UEL FM/Ana Beatriz Pacheco)

Um dos sambistas mais queridos de Londrina, Nelson José da Silva, o seo Nelson, comemora 85 anos neste sábado (23) e ganha especial na UEL FM (107,9 MHz), ao meio-dia, no programa Desde que o Samba é Samba. Reprise na segunda, dia 25, às 18 horas. A ideia da homenagem na UEL FM é de Ricardo Lima, que mesclou músicas interpretadas pelo sambista com temas de compositores consagrados. Tem também o depoimento de amigos, músicos e intérpretes.
Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, uma das filhas, Petunia Bordoni, já postou em uma rede social mais de 30 músicas interpretadas pelo pai. "Tudo começou no dia 23 de março, aniversário da minha irmã, que mora em São Paulo. Eu propus uma homenagem e ele cantou Eu sei que vou te amar. De lá pra cá já foram mais de três dezenas de vídeos. As pessoas podem escolher as músicas. Até as que ele não sabia ensaiou. Está exercitando bastante o cérebro", conta Petunia.
Ela também gravou, a pedido da UEL FM, áudios do pai interpretando composições para o especial da emissora. Nesse tempo de pandemia, as gravações foram enviadas via WhatsApp, assim como os depoimentos do programa. Um deles é de Rakelly Calliari, do Samba Sim, que destaca três qualidades de seo Nelson. "Sensibilidade, humildade e generosidade. Ele não canta à toa; canta o que sente. A humildade a gente reconhece quando conta os causos e volta à origem simples. E é generoso porque não guarda pra si e não faz mistério sobre o que sabe. Sempre divide".
Músico e professor, Ronaldo Matos, também destaca a afabilidade do sambista. Volta ao ano de 2008, quando chegou a Londrina para cursar Música na UEL. Foi a um show do projeto Quizomba e ouviu seo Nelson com o Quarteto do Samba. "Caipira do interior, nunca tinha visto uma apresentação de samba. Fiquei encantado e fui elogiar quando terminou. Dias depois fui ver o seo Nelson tocar de novo e ele me convidou pra cantar um samba do Adoniran Barbosa. Minha primeira apresentação em Londrina foi com o seo Nelson, que me deu o empurrãozinho pra me aventurar no samba e nos palcos".
Segundo o diretor superintendente da UEL FM, Edyr Pedro, também produtor do Desde que o Samba é Samba, seo Nelson contribui com a programação indicando músicas e intérpretes para a playlist do samba. "Sempre que vou programar o Bezerra da Silva lembro dele. É que um dia o seo Nelson me ligou pra dizer que gostou do programa, mas não do bloco com três músicas do Bezerra. Respondi que é preciso prestigiar todos os sambistas, e ele concordou. Mas pediu pra tocar menos o Bezerra da Silva". Seo Nelson também cantou e tocou muito ao vivo no Trem das Onze, revista radiofônica da UEL FM, produzida por Jersey Gogel, diretor de programação da rádio.
Vida - Nelson José da Silva nasceu em 23 de maio de 1935, no vilarejo Viçoso, município de Ponte Nova, zona da mata mineira. Começou na música ainda criança; aos 11 anos já tocava cavaquinho. Passou por conjuntos que animavam bailes de formatura como o "Cometas do Ritmo", na década de 1960, e se apresentou com regularidade no bar do Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. Desde sua mudança para Londrina, em 1997, integrou o Clube do Choro e o Quarteto do Samba. Além de participações no Samba 172 e shows em repúblicas de estudantes. Ele tem cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos e por quase seis décadas foi casado com Beatriz. A esposa morreu em outubro de 2018.
A ideia e a edição deste especial em homenagem a seo Nelson são de Ricardo Lima, funcionário da UEL FM. Colaboração da jornalista Patricia Zanin e de Petúnia Bordoni, uma das filhas. O programa pode ser ouvido pelas ondas do rádio, na internet e pelo aplicativo da UEL FM.
Serviço:
Especial seo Nelson no Desde que o Samba é Samba.
Sábado, dia 23, ao meio-dia. Reprise na segunda, dia 25, às 18 horas - em 107,9 MHz, no aplicativo e no site da UEL FM. Produção e edição: Ricardo Lima.
(Com texto e informações da UEL FM 107,9).

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes