Londrina, Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020 -  Busca

21/05/2020

Ação do SEBEC conecta e auxilia estudantes via roda de conversa online

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Divulgação/SEBEC)

Suspensão do calendário acadêmico, prorrogação do período de realização do curso, transformações da dinâmica na relação ensino e aprendizagem, isolamento social. Essas são mais do que palavras para os estudantes de vários níveis de ensino, incluindo os de graduação e pós-graduação de todo o país, que vivem futuro incerto por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus.
Nesse sentido, o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC)  da UEL realiza nesta quinta-feira (21), às 19 horas, a roda de conversa online "Estudantes frente à pandemia: tempos incertos?", voltada para estudantes da instituição. Os interessados precisam fazer a inscrição pelo e-mail psicologia.sebec@uel.br. A transmissão será via Google Meet e os inscritos receberão o link para acesso à atividade.
A roda de conversa será liderada pela psicóloga do SEBEC, Carla Pagnossim, e por Baruana Calado, mestre em Ciências Sociais. "Nosso objetivo é trazer os estudantes para falarem sobre suas preocupações e juntos buscarmos caminhos. É importante que eles saibam que muito dilemas que têm enfrentado nesse período estão além da esfera pessoal e podem, devem ser pensados coletivamente", afirma Baruana Calado. "Juntar-se para elaborar essas questões é um modo de enfrentar as dificuldades do momento".
A psicóloga Carla Pagnossim afirma que tem escutado de forma recorrente, durante o período de isolamento social, relatos que mostram insegurança, ansiedade e medo. "São sentimentos comuns que a gente tem, normais. Importantes para a gente se proteger". No entanto, ela diz que esses sentimentos comuns estão aliados ao imponderável. "[tudo isso] somado a uma insegurança política, de gestão de governo, acaba acarretando alguns sintomas que são prejudiciais. O medo exagerado traz ansiedade, tristeza e estresse".
Ela lembra também que o ritmo da sociedade atual é agitado demais e que o isolamento social impôs - para quem não tem atividade essencial - uma mudança abrupta de rotina. "Nossos corpos tiveram que ficar parados, mas a cabeça não pára. Ao contrário, a cabeça está com muito mais coisa, muito mais agitação, acarretando uma ansiedade muito grande".
A psicóloga Carla Pagnossim lembra que não é possível controlar o que não tem controle e que não há dicas, mas diz que é preciso pensar em um processo de enfrentamento aos problemas decorrentes dessa situação. Questionar-se sobre o que se pode fazer individual e coletivamente, ser solidário com quem é mais vulnerável, construir uma rede de união e laços de qualidade são alguns dos caminhos. Confira o áudio.

Veja mais matérias da Agência UEL:

17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)
  15h51 Livro de pesquisadores reúne histórias sobre escola na quarentena
  15h34 Tech Talk Alumini 2020 une egressos e alunos do curso de Engenharia Elétrica
  16h18 Campanha ACESS@UEL arrecada dinheiro para compra de tablets a estudantes
  13h52 09/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h27 Lançada chamada do novo Programa de Pesquisa Aplicada à Saúde
  10h02 PET de Zootecnia promove 1ª Semana de Formação de Cientistas
  13h39 08/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)