Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

20/05/2020

Museu Histórico divulga programação da 18º Semana Nacional de Museus

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação/Semana Nacional de Museus)

Em comemoração a 18ª Semana Nacional de Museus, a região metropolitana de Londrina terá programação especial em ação conjunta do Museu Histórico de Londrina/UEL, Museus de Arte de Londrina, Rolândia, Cambé e Ibiporã. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 14 às 16 horas, serão realizadas roda de conversa e encontro virtual entre diversos convidados e instituições para debater a temática "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão". O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas a no máximo 100 ouvintes. Para participar, é necessário fazer inscrição - AQUI.
Nesta quinta-feira (21), das 14 às 16 horas, a programação traz apresentação de experiência e roda de conversa com os idealizadores da Inserção da memória Indígena na exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss". A atividade será realizada na Plataforma Zoom, com o envio do link para os inscritos.
Na roda de conversa serão abordados aspectos da memória e das formas de vida, no passado e no presente, das três etnias indígenas que habitam esta região: Guarani, Kaingang e Xetá. Os pesquisadores participantes serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Na programação do dia 22 consta o encontro online "Inclusão e Diversidade" entre os Museus Históricos e de Arte e Instituições de Educação Especial, das 14 às 16 horas. Participarão integrantes das seguintes instituições: Parque Escola Bico Amarelo, Associação Famílias Especiais de Londrina (AFEL), Instituto Não me esqueça e Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES).
Parceiros - Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, professora Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a atividade conjunta com outros museus da região teve início no ano passado, durante a Primavera dos Museus, realizada no mês de setembro. Para este ano, a programação da Semana dos Museus foi pensada com atividades em formato misto. A proposta inicial, entretanto, precisou ser adaptada para o formato virtual, devido à pandemia da COVID-19.
Sobre a temática da diversidade e inclusão, abordada no evento, Edméia Ribeiro destaca a experiência do Museu em inserir a exposição da cultura indígena. "O interessante é que nós vivenciamos isso, no ano passado. Agora, podemos trazer essa experiência e outros museus também podem trabalhar com a questão da invisibilidade nas suas exposições históricas", relata. Além disso, a diretora do Museu Histórico afirma que a participação das instituições vai possibilitar o diálogo e propor alternativas para inclusão de diversos os públicos no Museu.
Semana - A 18ª Semana Nacional de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. A Semana teve início em 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus.
O evento tem como objetivo aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, para difundir as diversas manifestações e referências culturais, promover o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, e criar experiências significativas aos visitantes.
Leia mais matérias da Agência UEL: