Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
19/05/2020  

Banco de Leite Humano do HU/UEL faz homenagem às doadoras de Londrina e região

Agência UEL

(FOTO: Arquivo/COM/UEL)

Para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado nesta terça-feira (19) de maio, o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU/UEL) faz uma homenagem às doadoras com exibição de vídeo no saguão do Hospital e locais parceiros de Londrina e região. Outro destaque é a exposição de painel, no saguão do Hospital, com fotos variadas sobre vários momentos registrados durante o ato de doar. 
O vídeo também será exibido junto aos seguintes parceiros do Banco de Leite do HU/UEL: Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, Unidade de Lactação de Cambé, UNICOAMOR - Rolândia, Hospital Evangélico e Hospital do Coração - Unidade Bela Suíça.
Além disso, o Banco de Leite do HU realizará durante a Semana Mundial de Doação de Leite Humano a entrega de lembrança e carta às doadoras de leite humano. A carta foi escrita por várias mães que possuem seus filhos internados na Unidade Neonatal do HU/UEL como gesto de agradecimento pelo leite que seus filhos recebem.
Mesmo em meio ao avanço da pandemia de COVID-19, o Banco de Leite do HU/UEL registra resultados positivos. Com o início da pandemia no mês de março, constatou-se redução de 20% na média de volume de leite captado. Porém, quando comparado ao período do dia 1º ao dia 11 dos meses de abril e maio, observou-se que o volume de leite captado dobrou. Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HU/UEL, da Divisão Materno Infantil, enfermeira Letícia Lima Colinete Costa, "esse aumento demonstra o quanto as pessoas estão engajadas e empenhadas em contribuir com a sociedade mesmo em momentos tão difíceis".
Letícia esclarece que o aumento é importante porque o estoque de leite adequado garante que as crianças internadas recebam o melhor alimento que é o leite materno. Mas a enfermeira não esconde uma preocupação quando lembra que "a doação de leite materno acontece em um período muito específico na vida da mulher, que é quando estão amamentando seus filhos, sendo assim o número de doadoras é cíclico e não nos coloca em uma zona de conforto", diz. Letícia acredita que é imprescindível e necessário incentivar novas mães a se cadastrarem como doadoras para que os estoques não voltem a cair".
Critérios para doar - Para doar o leite, a mãe precisa atender a critérios importantes. São eles: estar saudável e amamentando o próprio filho, além de conseguir perceber que há leite sobrando mesmo depois de amamentar. Caso alguma mãe queira se tornar doadora de leite humano, o cadastro de novas doadoras está aberto, basta fazer contato pelo telefone (43) 3371-2390.
Só no ano passado foram 1.649 mulheres doadoras com 2.234 doações. Somente no HU/UEL, foram disponibilizados 2.241 litros para os recém-nascidos hospitalizados durante 2019. O leite pasteurizado pelo BLH do HU/UEL não atende somente as crianças do Hospital, mas também bebês internados em hospitais de Londrina e região (Hospital Evangélico, Cornélio Procópio, Hospital do Coração - Unidade Bela Suíça, Maternidade Municipal e Hospital Infantil). Em 2019 foram atendidas o total de 4.475 crianças (média 373/mês).
Encontro virtual - Além das ações desta terça-feira (19), outra atividade programada para o período será a participação do Banco de Leite do HU/UEL em um evento virtual e internacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Durante o período de 18 a 29 de maio estão programados encontros estaduais, virtuais, de todos os bancos de leite humano que integram a Rede Nacional. O Paraná tem seu evento agendado para o dia 25 de maio em que estarão reunidos todos os bancos de leite do Paraná e representantes do núcleo central da rBLH.
Vale ressaltar que o dia 19 de maio é uma data comemorativa que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que não podem receber o leite de suas mães são beneficiados com o leite materno doado. Ganho de peso, desenvolvimento saudável e encurtamento do tempo de internação são alguns dos benefícios. No Paraná, o slogan utilizado neste ano é: "Para você é leite, para a criança é vida. Doe leite, doe vida!".
Serviço
Todas as mulheres que sejam saudáveis, que estejam amamentando seus filhos exclusivamente e que possuam volume de leite para além da necessidade do seu próprio bebê podem ser doadoras de leite humano. Para isso, basta entrar em contato com: Banco de Leite Maria Lucilia Monti Magalhães do HU/UEL (Avenida Robert Koch, 60 - (43) 3371-2390)
Postos de Coleta:
Londrina: Maternidade Municipal Lucilla Ballalai: (43) 3372-9857; Hospital Evangélico de Londrina: (43) 33781235; Hospital do Coração / Bela Suíça: (43) 33058230.
Cambé: Unidade de Lactação de Cambé (UNILAC): (43) 3174-0235.
Rolândia: UNICOAMOR: (43) 3906-1142.
Cornélio Procópio: Casa de Misericórdia: (43) 3520-1600.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL. FOTO:Arquivo/COM/UEL).
 

 




rodapé da notícia

  14h07 18/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h43 17/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h10 16/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h55 15/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br