Londrina, Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2021 -  Busca

14/05/2020

UEL em Rede percorre 1.400 km e leva aos bairros mensagens sobre o coronavírus

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Veículo percorreu as regiões norte, sul, leste e oeste de Londrina(Divulgação/PCU)

O projeto UEL em Rede, coordenado pela professora Regina Escudero, do Departamento de Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL, percorreu quase 1.400 km nos bairros das regiões norte, sul, leste e oeste, levando informações sobre prevenção ao coronavírus, que transmite a COVID-19. Esse percurso, com diferentes mensagens, foi registrado de 6 de abril a 8 de maio.
Com apoio da Coordenadoria de Comunicação (COM) e Rádio UEL FM/107,9, a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) fez a instalação de equipamento de som em um carro da Universidade. Segundo o prefeito do campus, Gilson Bergoc, foram disponibilizados motoristas do Setor de Transportes da Diretoria de Serviços Gerais, organizando as escalas diárias para atendimento da demanda, paralelamente a outras atividades no contexto da COVID-19.
Conforme a professora Regina Escudero, a Universidade se faz essencialmente pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. "Essa é a sua natureza e seu diferencial para e com a sociedade. E é justamente nessa perspectiva que o projeto UEL em Rede surge como uma ação para conectar diferentes áreas de conhecimento, dentro e fora da UEL, propondo soluções adequadas à realidade das comunidades periféricas de Londrina".
Inicialmente, o projeto foi concebido com o objetivo de criar linguagens e veículos de comunicação para se aproximar das necessidades e das características das comunidades carentes e da periferia. Para formatar a proposta, a professora Regina Escudero contou com a colaboração de representante da Comissão Pastoral da Terra, integrantes da COM/UEL, técnicos da Rádio UEL FM/107,9, uma médica infectologista e alunos do curso de Relações Públicas.
A iniciativa evoluiu e, além das mensagens em áudio no carro de som, o projeto ganhou nova dimensão com parceria junto ao curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que doou cerca de 700 máscaras para serem distribuídas nas comunidades atendidas pelo UEL em Rede. Regina Escudero explica que o projeto está em nova fase, ampliando sua atuação em conjunto com o projeto "Periferia Viva - Solidariedade para combater o Coronavírus", iniciativa dos movimentos do campo popular para combater o coronavírus nas periferias brasileiras.
Conforme a professora, outra parceria importante foi estabelecida com o curso de Design de Moda, do CECA, que participará das ações de arrecadação de fundos para a confecção de máscaras; elaboração de molde para as máscaras em modelo seguro; cadastro e assessoria às costureiras na execução de máscaras, entre outras ações.
Doações - Quem quiser colaborar com o UEL em Rede pode realizar doação de alimentos, produtos de limpeza, artigos de higiene pessoal ou dinheiro. Os locais para doação são o MARL - Movimento de Artistas de Rua de Londrina, na avenida Duque de Caxias, nº 3.241, no Centro, às segundas-feiras, das 15 às 18 horas. Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na avenida Guilherme de Almeida, nº 2.715, Parque Ouro Branco, região sul. Paróquia Santa Cruz, na rua Wilson Gonçalves Brandão, nº 535, Conjunto Luís de Sá, região norte. Nas paróquias, o plantão para recebimento das doações é de terça-feira a quinta-feira, das 16 às 19 horas.
As doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal também podem ser feitas na Paróquia Anglicana São Lucas, na rua Mossoró, nº 678, no centro, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. As doações em dinheiro podem ser feitas na Caixa: Agência 2731 - conta poupança (operação 013), na conta 4995-8.
Veja mais matérias da Agência UEL:

17h30 27/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h04 26/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  22h00 22/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h23 21/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h39 20/10/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)