Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/05/2020  

Projeto recruta costureiras para produção de máscaras de tecido

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Divulgação/Projeto Use Máscara)

O projeto Use Máscara, iniciativa dos professores do curso de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), tem o objetivo de possibilitar a fabricação de máscaras pelos segmentos que se interessarem pela proposta, a partir da distribuição de moldes e material de instrução impresso e digital, com instruções sobre como costurar o produto. 
A professora Seila Cibele Sitta Preto, do Departamento de Design, explica que o projeto visa incentivar  pessoas dentro das comunidades, promovendo - com atitudes e ações - a empatia para o enfrentamento da Covid-19. "Além disso, promovemos a aproximação da Universidade com a comunidade por meio do design, que tem o princípio de gerar bem-estar social".
Os professores do curso de Design de Moda também irão montar equipes para a produção de máscaras. Para isso, o projeto faz o cadastro de costureiras voluntárias. As interessadas devem preencher um formulário disponível na página no projeto no site UEL contra Coronavírus - UELCONTRACORONAVÍRUS. "As costureiras cadastradas receberão uma certificação da Universidade, como forma de agradecimento pelo engajamento e responsabilidade social", afirma a professora Seila Cibele Sitta Preto.
Material - Tecido, elástico e linha - para a confecção das máscaras - serão arrecadados por meio de doações de pessoas (físicas ou jurídicas), que se tornarão parceiros e patrocinadores do projeto. Conforme a professora, são dois modelos de máscara. Um de tecido com elástico, que necessita de costura e outro modelo em malha que não tem costura nem elástico.
A máscara com costura foi desenvolvida para quatro tamanhos: adulto feminino, adulto masculino, juvenil e infantil, para se adaptar e dar maior proteção, conforme cada tamanho de rosto. A máscara sem costura tem dois tamanhos. "O material utilizado e o mecanismo de torção lateral [máscara de malha] permitem a regulagem conforme o rosto do usuário", explica a professora Seila Cibele Sitta Preto.
A proposta não é limitar o número de costureiras voluntárias no projeto. Quanto mais se engajarem na iniciativa, mais máscaras serão fabricadas, beneficiando ainda mais pessoas. A distribuição das máscaras será feita por agentes do projeto UEL em Rede, desenvolvido pelo curso de Comunicação do CECA, que atuam diretamente nas comunidades de Londrina. O projeto Use Máscara tem apoio da Gráfica da UEL, com a impressão dos materiais, e da Coordenadoria de Comunicação (COM/UEL), responsável pela disponibilização das informações no site UEL contra Coronavírus.
Confira mais matérias da Agência UEL:
 
 




rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br