Equipamentos permitem treinamento de atletas de alto nível e provas oficiais de atletismo - salto em altura e a distância (Divulgação/CEFE)
O Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL acaba de receber os colchões exigidos para as provas de salto a distância e salto em altura - modalidade atletismo - que faltavam para completar a infraestrutura necessária na realização de todas as competições. Os equipamentos são oficiais, homologados pela Confederação Mundial de Atletismo (IAAF), na sigla em inglês, e servirão para treinamento de atletas de alto nível e para a realização de provas oficiais de atletismo. O investimento foi de R$ 170 mil, finalizando a etapa de aquisição de equipamentos e de materiais.
A obra civil da pista do CEFE foi entregue em junho de 2018, devolvendo à Universidade a infraestrutura exigida para o desenvolvimento de provas da modalidade. Segundo o diretor do Centro de Educação Física, professor Leandro Altimari, com os colchões os atletas poderão contar com 100% dos equipamentos exigidos para as provas. A pista tem 400 metros e oito raias, e mereceram um investimento de R$ 5,2 milhões, provenientes do Ministério dos Esportes, Caixa Econômica Federal e de recursos próprios da Universidade.
No ano passado, o Governo Federal, por meio da Caixa e da Secretaria Especial do Esporte prorrogaram o prazo para a licitação das obras da arquibancada, torre de controle e do almoxarifado. Estas benfeitorias representam a segunda etapa do projeto e deverão complementar a utilização da estrutura. Além da arquibancada, a torre de controle é utilizada pela organização das provas e o almoxarifado para guardar equipamentos.
Classe 2 - Com características técnicas específicas, exigidas em nível internacional, a pista de atletismo da UEL é classificada como Classe 2, podendo sediar eventos esportivos nacionais. Segundo o professor Pedro Lanaro, responsável pela disciplina de Atletismo, do Departamento de Ciência do Esporte do CEFE, o colchão do salto com vara mede 8 X 6 metros, com 80 centímetros de densidade. O equipamento utilizado para o salto em altura tem 6 X 4 metros com 70 centímetros de altura.
As medidas são importantes para garantir a segurança dos atletas durante os treinamentos e provas. O professor acredita que, a partir da disponibilidade dos equipamentos, a tendência é que atletas desta modalidade tenham desenvolvimento melhor, aprimorando saltos e conquistando níveis mais altos.
Leia mais matérias da Agência UEL: