Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

08/05/2020

Residentes produzem vídeo para orientar sobre paramentação de EPIs

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Um grupo de 13 alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEL, produziu um vídeo para orientar profissionais de saúde sobre a forma correta para vestir (paramentar) e retirar (desparamentar) equipamentos de proteção individual (EPIs). A produção foi supervisionada pela professora Sarah Beatriz Félix, do Departamento de Saúde Coletiva.
A professora do CCS explica que a atividade integra uma parceria firmada com a 17ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é reforçar as informações para as equipes de trabalhadores da Regional no enfrentamento da pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. "Esse vídeo consiste no primeiro de uma série, que será produzida pelos residentes juntamente com os gestores da Regional, com temas relevantes à realidade e à necessidade dos serviços, dos trabalhadores de saúde e da comunidade".
A 17ª Regional de Saúde, cuja sede fica em Londrina, congrega outros 20 municípios: Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.
Conforme a professora, a emergência causada pela pandemia apresentou uma nova realidade que inclui o uso de vestimenta especial em determinadas atividades de cuidado, que não são de rotina, realizadas pelos profissionais nas unidades básicas de saúde. "Percebemos o quanto era urgente informar as equipes a respeito das recomendações da paramentação. Muitas vezes o uso ou o descarte incorreto das vestimentas coloca em risco os próprios trabalhadores e o meio ambiente".
Produção - O vídeo ensina - além de como fazer a higienização das mãos - como vestir e retirar corretamente o avental, óculos, touca e luvas. A produção tem duração de 2?43? e servirá como facilitador do processo educacional dos profissionais do serviço. Toda a produção - roteiro, atuação, gravação e narração - foi feita pelos residentes da UEL, com direção e edição de Mário Takeguma, responsável pela seção de Atenção Primária da 17ª Regional de Saúde.
Acompanhe outras matérias da Agência UEL: