(FOTO: Arquivo/COM/UEL)
A Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), criada em 1995, expandiu a comercialização de obras por meio da transação virtual, o e-commerce, e os diversos sites parceiros que vendem as obras editadas pela instituição. Atualmente, os livros da EDUEL estão disponíveis ao mundo todo, sendo que a venda de e-books cresce em ritimo acelerado.
"Tanto o livro impresso quanto o e-book está no mundo inteiro, como na Alemanha, Finlândia - a Europa toda - e os Estados Unidos", afirma o presidente do Conselho Editorial da EDUEL, o professor Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello.
Conforme o professor, o isolamento social imposto por causa do coronavírus, que causa a COVID-19, afetou as transações comerciais, principalmente, no atacado. Nesse segmento, os comprados são, principalmente, as livrarias que deixaram de comprar porque estão fechadas em todo o país. "Praticamente zerou. As livrarias estão fechadas", comenta o professor.
Por outro lado, a compra pelo consumidor final se mantém estável, sem aumento nem queda. Esse segmento é o do varejo, no qual o interessado compra diretamente pelo site da EDUEL ou através de sites parceiros. A editora da UEL mantém parceria com sites como Mercado Livre, Amazon, Shoptime, Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza, Submarino, Americanas, entre outros.
O nicho principal da produção editorial da EDUEL é a área de humanidades. "Porque se produz mais nessa área, então vende mais", explicar o professor Luiz Carlos Migliozzi. Nas humanidades, são obras que abordam temas da filosofia, educação, letras, história, entre outras. "Sempre vendemos mais no começo de cada semestre", afirma o professor. A pandemia de COVID-19 provocou uma mudança no comportamento do consumidor neste ano.
E-book - O diretor da EDUEL destaca que um segmento que cresce ano a ano é o das publicações e-book. "Estamos em uma crescente", afirma o professor Luiz Carlos Migliozzi, que não atribui esse aumento à pandemia de COVID-19. "A venda de e-books está no ritmo dela mesmo".
Serviço
Para adquirir obras da EDUEL, os interessados podem realizar cadastro diretamente no site da editora - AQUI - que pode ser acessado em português, inglês, espanhol, alemão, francês ou italiano. Contatos com a EDUEL podem ser feitos pelo endereço eletrônico contato@eduel.com.br.