Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 21 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
30/04/2020  

Campanha UEL Solidária beneficia famílias, migrantes e ampara estudantes

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

(Divulgação/UEL Solidária)

A campanha "UEL Solidária", uma iniciativa de toda a comunidade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou diversas ações por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus. A campanha foi lançada no mês passado, por iniciativa de professores de diferentes Centros de Estudos da Universidade, sendo abraçada por professores do Grupo UEL pela Democracia e membros da Associação de Ex-alunos da UEL (Alumni-UEL).
A coordenação da campanha detalha que com as doações recebidas foi possível: a) apoiar 60 famílias das regiões norte e sul com vale gás, vale compra, cestas básicas e kits de higiene; b) auxiliar duas famílias de migrantes que residem em Londrina; c) amparar nove estudantes da UEL; d) fornecer máscaras de tecidos para a Associação de Mulheres no Jardim Vista Bela; e) disponibilizar 350 máscaras de tecidos para a população que mora na rua e para os que residem provisoriamente nos abrigos montados esse momento da pandemia; e) dar suporte  financeiro para o abrigo emergencial que atende idosos que vivem na rua, para gasto com medicamento.
A professora Flávia Fernandes de Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Centro de Ciências Biológicas (CCB), que integra a comissão organizadora, faz uma avaliação positiva da campanha "UEL Solidária", por se envolver com a comunidade londrinense. "Uma universidade pública tem esse compromisso, de estar atenta às questões que estão acontecendo na atualidade, de estar próxima e de pensar coletivamente estratégias para lidar com a pandemia." Ela comenta que considera positivo o diálogo da Universidade com as secretarias municipais de Saúde de Assistência Social, para a realização de um trabalho em rede. Confira o áudio.

Flávia Carvalhaes destaca que os objetivos iniciais da campanha foram atendidos, mas afirma que a campanha continua arrecadando recursos para traçar novas estratégias de ajuda a famílias londrinenses desprotegidas. Quem quiser fazer depósito ou transferência, a conta para recebimento de recursos é Agência 3076 (Caixa), conta corrente 7227-8, operação 013. "Para o próximo mês, dependemos do panorama financeiro [da arrecadação] para fazer esse planejamento".
Novas demandas - A professora Ana Patrícia Pires Nalesso, chefe do Departamento de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), afirma a cada dia surgem novas demandas e muitas famílias ainda não conseguiram se inscrever para receber benefícios do governo. "Há uma demanda crescente de famílias que passaram a precisar de benefício agora, como as famílias das diaristas e de motoristas de aplicativo. Essas famílias não constavam dos cadastros do serviço social das UBS e agora passam a precisar de contribuições".
Martha Celia Ramirez Galvez, professora do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), ressalta a necessidade de as pessoas continuarem a contribuir com a campanha "UEL Solidária". "É necessário as pessoas continuarem a contribuir. Além das demandas aumentarem - outros grupos estão nos procurando como o de imigrantes. É preciso ter consciência que essa crise está se agravando e, com isso, o impacto social vai sendo maior".




rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br