Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

30/04/2020

Suporte psicológico para profissionais da saúde

Agência UEL/Pedro Livoratti

(Divulgação/Apoio Psicológico)

Depois de um mês desenvolvendo um trabalho experimental, de suporte psicológico a profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU/UEL) o serviço será oferecido para 100% dos profissionais que atuam diretamente na linha de frente do tratamento do coronavírus em Londrina. A iniciativa surgiu no final de março, por meio da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), juntamente com professores do curso de Psicologia e dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Análise do Comportamento, além das Residências Multiprofissional e em Psiquiatria.
Foram mobilizados cerca de 50 profissionais com experiência clínica, que formaram o Grupo de Psicólogos Voluntários de Suporte Psicológico COVID-19. O serviço será oferecido gratuitamente à Secretaria de Saúde do município. O suporte é importante para dar um apoio a médicos, enfermeiros, assistentes, farmacêuticos e demais profissionais que atendem nos serviços referenciados para o combate à pandemia. Em Londrina, além do HU/UEL, o trabalho é desenvolvido em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na UPA do Jardim Sabará, na zona oeste da cidade.
Segundo a professora Josy Moriyama, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do CCB, da coordenação do serviço, nestes 30 dias de trabalho experimental com profissionais do HU/UEL foram realizados cerca de 25 atendimentos. Ela explica que as maiores demandas trazidas pelos profissionais de saúde estava relacionada a medo, ansiedade, insônia e dificuldades emocionais decorrentes do afastamento de colegas por terem contraído o vírus.
"Estes profissionais apresentam um medo real. Sem isso eles não conseguiriam se proteger, ou seja, esse sentimento de forma moderada ajuda na prevenção e nos cuidados necessários", destaca a professora. Ela detalha que as demais pessoas que estão fora dos hospitais apresentam um sentimento de ansiedade, de preocupação, que é diferente do envolvimento dos profissionais de saúde que estão bastante expostos neste momento.
A professora destaca que o atendimento é feito de maneira remota, não caracteriza uma terapia, mas sim um suporte ou apoio para ajudar a solucionar o problema emergencial. "É um atendimento pontual onde se busca o manejo da situação de  stress, para sanar dificuldades de memória, desatenção, insônia. Sintomas decorrentes ao sentimento de medo", enumera. Ela explica que o suporte garante total sigilo dos profissionais atendidos.
Atendimento - Para agendar o atendimento, o servidor de saúde poderá entrar em contato pelo telefone (43) 3371-4513 (WhatsApp). É preciso informar nome, horário e dias disponíveis para atendimento, além da plataforma que deseja ser atendido. O atendimento será realizado de forma remota, seguindo as orientações de combate ao coronavírus, e dentro de todas as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Veja mais matérias da Agência UEL:

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)