Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca

30/04/2020

Suporte psicológico para profissionais da saúde

Agência UEL/Pedro Livoratti

(Divulgação/Apoio Psicológico)

Depois de um mês desenvolvendo um trabalho experimental, de suporte psicológico a profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU/UEL) o serviço será oferecido para 100% dos profissionais que atuam diretamente na linha de frente do tratamento do coronavírus em Londrina. A iniciativa surgiu no final de março, por meio da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), juntamente com professores do curso de Psicologia e dos Programas de Pós-graduação em Psicologia e em Análise do Comportamento, além das Residências Multiprofissional e em Psiquiatria.
Foram mobilizados cerca de 50 profissionais com experiência clínica, que formaram o Grupo de Psicólogos Voluntários de Suporte Psicológico COVID-19. O serviço será oferecido gratuitamente à Secretaria de Saúde do município. O suporte é importante para dar um apoio a médicos, enfermeiros, assistentes, farmacêuticos e demais profissionais que atendem nos serviços referenciados para o combate à pandemia. Em Londrina, além do HU/UEL, o trabalho é desenvolvido em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na UPA do Jardim Sabará, na zona oeste da cidade.
Segundo a professora Josy Moriyama, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do CCB, da coordenação do serviço, nestes 30 dias de trabalho experimental com profissionais do HU/UEL foram realizados cerca de 25 atendimentos. Ela explica que as maiores demandas trazidas pelos profissionais de saúde estava relacionada a medo, ansiedade, insônia e dificuldades emocionais decorrentes do afastamento de colegas por terem contraído o vírus.
"Estes profissionais apresentam um medo real. Sem isso eles não conseguiriam se proteger, ou seja, esse sentimento de forma moderada ajuda na prevenção e nos cuidados necessários", destaca a professora. Ela detalha que as demais pessoas que estão fora dos hospitais apresentam um sentimento de ansiedade, de preocupação, que é diferente do envolvimento dos profissionais de saúde que estão bastante expostos neste momento.
A professora destaca que o atendimento é feito de maneira remota, não caracteriza uma terapia, mas sim um suporte ou apoio para ajudar a solucionar o problema emergencial. "É um atendimento pontual onde se busca o manejo da situação de  stress, para sanar dificuldades de memória, desatenção, insônia. Sintomas decorrentes ao sentimento de medo", enumera. Ela explica que o suporte garante total sigilo dos profissionais atendidos.
Atendimento - Para agendar o atendimento, o servidor de saúde poderá entrar em contato pelo telefone (43) 3371-4513 (WhatsApp). É preciso informar nome, horário e dias disponíveis para atendimento, além da plataforma que deseja ser atendido. O atendimento será realizado de forma remota, seguindo as orientações de combate ao coronavírus, e dentro de todas as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Veja mais matérias da Agência UEL:

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade
  09h43 UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa
  16h46 Professor da UEL é mediador em live da Sociedade Brasileira da Comunicação
  19h45 Resolução adequa cronograma e estabelece novas convocações do Vestibular da UEL
  13h55 28/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h16 Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão
  10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas