Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

22/04/2020

Projeto auxilia trabalhadores de cooperativa com doação de aventais

Agência UEL/Beatriz Botelho

Aventais feitos a partir de banners doados (FOTO: Divulgação/NINTER)

Professores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER/UEL) utilizam banners de lona para produzir 40 aventais para trabalhadores da cooperativa CooperMudança, localizada na região norte de Londrina. A cooperativa é responsável pela coleta de resíduos recicláveis do Hospital Universitário (HU/UEL). A entrega dos aventais foi realizada na noite da última sexta-feira (17).
Os pesquisadores do NINTER identificaram que os recicladores faziam a coleta dos materiais sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com isso, o grupo se mobilizou com o objetivo de produzir os aventais para evitar o contato direto dos trabalhadores com os resíduos.
Os banners foram coletados por meio do projeto de extensão coordenado por Camila Doubek, diretora da Gráfica da UEL e professora do Departamento de Design, do CECA. Ela conta que selecionou banners doados para o projeto e fez a modelagem dos aventais. A produção ficou por conta das costureiras do Grupo Retraço Novo, do Distrito de Lerroville, em uma parceria com a empresa Unimed.
Camila explica que é uma ação com ênfase nos principais pilares da sustentabilidade: ambiental e social. "Ambiental, pois conseguimos reutilizar o banner, que é feito de material não reciclável e acaba lotando os lixões de Londrina. Na questão social, foi gerado renda para o grupo de costura Retraço Novo, de Lerroville, e como resultado, equipamento de segurança para trabalhadores em vulnerabilidade social. Eles estão expostos aos resíduos do Hospital, que nos dias de hoje estão especialmente perigosos", explica.
Além dos aventais, o NINTER conseguiu doações de luvas e máscaras para que os trabalhadores da cooperativa atuem com mais segurança, utilizando EPIs adequados.
Ações - Os integrantes do NINTER/UEL também arrecadaram cestas básicas para 36 trabalhadores idosos da cooperativa de reciclagem Cooper Região, localizada região oeste da cidade. A entrega foi realizada no dia 9 de abril e a prestação de contas da arrecadação está disponível na página do NINTER.
A ação solidária e emergencial teve o objetivo de ajudar os trabalhadores idosos, sendo a maioria mulher e chefe de família. Os recicladores com mais de 60 anos estão impossibilitados de trabalhar desde o dia 23 de março, por se enquadrarem no grupo de risco do novo coronavírus - conforme classificação das autoridades de saúde. Como consequência, estão sem fonte de renda para comprar comida.
A confecção dos 40 aventais ficou por conta do Grupo Retraço Novo, do Distrito de Lerroville (FOTO: Divulgação/NINTER)

Ninter - O Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER/UEL) tem como objetivos combater o desperdício de materiais; reduzir o impacto ambiental, social e econômico provocado pelo desperdício; promover a inovação a partir de resíduos e criar novas cadeias de valor. O Núcleo reúne pesquisadores das áreas de Design, Administração, Engenharia Civil, Microbiologia e Física. A coordenação das atividades é da professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, e do professor Cláudio Sampaio, do Departamento de Design.
Leia outras matérias da Agência UEL: