Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/04/2020  

Blog BaguncEI traz sugestões de atividades pedagógicas

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação: BaguncEI)

Contação de histórias, indicação de leituras e cuidados com a saúde da criança são alguns dos conteúdos já disponibilizados no Blog BaguncEI, que faz parte do projeto de extensão "Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil", do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Além de ser voltado para professores da Educação Infantil, o conteúdo do Blog também visa apoiar os familiares e as crianças de 0 a 5 anos, que estão em casa neste período de pandemia causada pela COVID-19.
Segundo a coordenadora do projeto, Cassiana Magalhães, professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), uma das dificuldades encontradas pelos pais, neste momento de pandemia, é o fato de não poderem compartilhar com a escola os cuidados e a educação das crianças. Por isso, as diversas ações propostas no Blog tem o objetivo de melhorar esta convivência, com os mais diversos tipos de conteúdo. "Cuidar das crianças e das famílias é também cuidar da saúde mental para o momento de voltarmos para a escola. E ainda não sabemos quando isso vai acontecer", afirma.
Um dos materiais disponibilizados é o podcast "Histórias que navegam", produzido pela professora Gabriela Medeiros Nogueira, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Outra opção é o vídeo da pneumologista Janne Stella Takahara, integrante do Comitê Coronavírus da Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia, cujo tema é "Os cuidados com as crianças em meio à pandemia da Covid-19". Além dos vídeos do "Cientista Maluco", elaborados por Aliny Perrota, da Secretaria de Educação de Londrina.
Interação - Cassiana incentiva ainda tirar as crianças de frente da televisão. A ideia, segundo ela, é propor às crianças atividades de maior interação, como por exemplo, fazer uma pintura, ajudar preparar um alimento, colaborar na rotina de limpeza e organização da casa, contar histórias da vida dos pais e da família, ou escrever uma carta para uma pessoa que a criança está com saudade. "Isso tudo é para as coisas fazerem mais sentido para as crianças", afirma.
A professora também publicou recentemente o vídeo "Educação infantil na pandemia: apoiar as famílias na convivência com as crianças". Ela fala sobre a angústia vivida por educadores e familiares e relata que recebe comentários positivos sobre o conteúdo do blog. Cassiana conta ainda que alguns professores até repensaram a forma de planejar as atividades para as crianças a partir do vídeo. "Sempre falo que na Educação Infantil, os professores não estão lá pelas crianças, mas com as crianças. É um processo de humanização, respeito e afeto", afirma. Por considerar a relação como rede de afeto, ela ainda afirma que "nós vamos passar por este período juntos e o Blog está aqui como parceiro". 
(Divulgação: BaguncEI)

Educação remota - As atividades para crianças no Ensino Infantil (P4 e P5) e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) retornaram de forma remota no último dia 13, em Londrina. Foram distribuídos pelo município kits escolares para o Ensino Fundamental, com livro didático e caderno para registro de atividades. Já as crianças matriculadas no Ensino Infantil recebem cadernos de desenho e outros materiais. Além do material impresso, algumas atividades deverão ser realizadas pela internet, com envio de vídeo ou áudio pelos professores via whatsapp - apenas para os alunos que tiverem acesso à rede.
A professora Cassiana explica que a ação é caracterizada como educação remota, exclusiva para o tempo de pandemia. Ela entende que são atividades que podem ser enviadas por vídeos ou outros recursos. Porém, não se trata de Ensino a Distância (EaD), porque esta é uma modalidade, assim como o presencial, e apresenta estrutura e carga horária próprias. "Neste momento, mais importante do que estar preocupado com a ensino à distância ou educação remota, especialmente na educação infantil, cabe pensar no fortalecimento do vínculo com as famílias e na permanência do contato com as crianças", afirma.
Com isso, Cassiana Magalhães também destaca o papel dos professores na educação das crianças. "Não é fácil educar os filhos em casa. Não temos competência acadêmica para isso. A gente precisa muito dos professores". Ela lembra também que muitos pais têm pouca escolaridade, o que dificulta o ensino do conteúdo escolar em casa, apontando que o modelo de homeschooling não é para todos.
Equipe - Também fazem parte do projeto de extensão e das atividades do Blog a professora pedagoga de Educação Infantil, Cristiane dos Santos Farias, a bolsista do projeto e estudante de Jornalismo, Heloisa Corso Baptista dos Santos, e as estudantes de Pedagogia, Andréa Pitelli e Juliana Carbonieri.
Mais informações no Blog BaguncEI - outra opção é a página do BaguncEI.


 

 




rodapé da notícia

  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade
  09h43 UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa
  16h46 Professor da UEL é mediador em live da Sociedade Brasileira da Comunicação
  19h45 Resolução adequa cronograma e estabelece novas convocações do Vestibular da UEL
  13h55 28/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h16 Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão
  10h29 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  17h08 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  19h48 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português e vira opção útil para estudantes
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância
  13h43 27/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  12h15 Projeto Safety divulga primeira publicação técnica sobre a COVID-19
  00h48 Boletins Epidemiológicos sobre a COVID19
  18h08 UEL discute Centro de Inteligência Artificial em Agro com representantes da sociedade civil
  16h16 Projeto Techninas está com inscrições abertas para monitoras
  13h58 26/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h53 Serviço de Bem-Estar à Comunidade e CRAS discutem política de assistência social em meio à pandemia
  18h09 Pesquisadora da UEL e jornalista debatem ciência e comunicação via live
  19h41 Museu Histórico e IBRAVISSIMI captam acervos familiares da cultura italiana
  15h39 Estudo avalia impacto econômico do isolamento social no país
  09h50 Palestra discute Assessoria Executiva e os desafios impostos pela COVID-19
  13h33 25/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h20 Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica
  16h28 Projeto tem estudo morfo-fisiológico sobre porta de entrada do coronavírus no corpo humano
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br