Londrina, Domingo, 31 de Maio de 2020 -  Busca

17/04/2020

Blog BaguncEI traz sugestões de atividades pedagógicas

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação: BaguncEI)

Contação de histórias, indicação de leituras e cuidados com a saúde da criança são alguns dos conteúdos já disponibilizados no Blog BaguncEI, que faz parte do projeto de extensão "Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil", do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Além de ser voltado para professores da Educação Infantil, o conteúdo do Blog também visa apoiar os familiares e as crianças de 0 a 5 anos, que estão em casa neste período de pandemia causada pela COVID-19.
Segundo a coordenadora do projeto, Cassiana Magalhães, professora do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), uma das dificuldades encontradas pelos pais, neste momento de pandemia, é o fato de não poderem compartilhar com a escola os cuidados e a educação das crianças. Por isso, as diversas ações propostas no Blog tem o objetivo de melhorar esta convivência, com os mais diversos tipos de conteúdo. "Cuidar das crianças e das famílias é também cuidar da saúde mental para o momento de voltarmos para a escola. E ainda não sabemos quando isso vai acontecer", afirma.
Um dos materiais disponibilizados é o podcast "Histórias que navegam", produzido pela professora Gabriela Medeiros Nogueira, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Outra opção é o vídeo da pneumologista Janne Stella Takahara, integrante do Comitê Coronavírus da Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia, cujo tema é "Os cuidados com as crianças em meio à pandemia da Covid-19". Além dos vídeos do "Cientista Maluco", elaborados por Aliny Perrota, da Secretaria de Educação de Londrina.
Interação - Cassiana incentiva ainda tirar as crianças de frente da televisão. A ideia, segundo ela, é propor às crianças atividades de maior interação, como por exemplo, fazer uma pintura, ajudar preparar um alimento, colaborar na rotina de limpeza e organização da casa, contar histórias da vida dos pais e da família, ou escrever uma carta para uma pessoa que a criança está com saudade. "Isso tudo é para as coisas fazerem mais sentido para as crianças", afirma.
A professora também publicou recentemente o vídeo "Educação infantil na pandemia: apoiar as famílias na convivência com as crianças". Ela fala sobre a angústia vivida por educadores e familiares e relata que recebe comentários positivos sobre o conteúdo do blog. Cassiana conta ainda que alguns professores até repensaram a forma de planejar as atividades para as crianças a partir do vídeo. "Sempre falo que na Educação Infantil, os professores não estão lá pelas crianças, mas com as crianças. É um processo de humanização, respeito e afeto", afirma. Por considerar a relação como rede de afeto, ela ainda afirma que "nós vamos passar por este período juntos e o Blog está aqui como parceiro".
(Divulgação: BaguncEI)

Educação remota - As atividades para crianças no Ensino Infantil (P4 e P5) e no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) retornaram de forma remota no último dia 13, em Londrina. Foram distribuídos pelo município kits escolares para o Ensino Fundamental, com livro didático e caderno para registro de atividades. Já as crianças matriculadas no Ensino Infantil recebem cadernos de desenho e outros materiais. Além do material impresso, algumas atividades deverão ser realizadas pela internet, com envio de vídeo ou áudio pelos professores via whatsapp - apenas para os alunos que tiverem acesso à rede.
A professora Cassiana explica que a ação é caracterizada como educação remota, exclusiva para o tempo de pandemia. Ela entende que são atividades que podem ser enviadas por vídeos ou outros recursos. Porém, não se trata de Ensino a Distância (EaD), porque esta é uma modalidade, assim como o presencial, e apresenta estrutura e carga horária próprias. "Neste momento, mais importante do que estar preocupado com a ensino à distância ou educação remota, especialmente na educação infantil, cabe pensar no fortalecimento do vínculo com as famílias e na permanência do contato com as crianças", afirma.
Com isso, Cassiana Magalhães também destaca o papel dos professores na educação das crianças. "Não é fácil educar os filhos em casa. Não temos competência acadêmica para isso. A gente precisa muito dos professores". Ela lembra também que muitos pais têm pouca escolaridade, o que dificulta o ensino do conteúdo escolar em casa, apontando que o modelo de homeschooling não é para todos.
Equipe - Também fazem parte do projeto de extensão e das atividades do Blog a professora pedagoga de Educação Infantil, Cristiane dos Santos Farias, a bolsista do projeto e estudante de Jornalismo, Heloisa Corso Baptista dos Santos, e as estudantes de Pedagogia, Andréa Pitelli e Juliana Carbonieri.
Mais informações no Blog BaguncEI - outra opção é a página do BaguncEI.

17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h48 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes