Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

16/04/2020

Abertas inscrições da 15ª edição do Prêmio Capes de tese

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou as diretrizes da 15ª edição do Prêmio CAPES de Tese no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira, 15, pelo Edital nº 10/2020. Serão selecionadas as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019, que estejam registradas na Plataforma Sucupira da CAPES e tenham sido apresentadas em programa de pós-graduação.
Os trabalhos serão escolhidos dentro de cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Coordenação. A seleção será feita por comissões designadas pelo presidente da CAPES, que irão considerar a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País.
Os autores das teses vencedoras ganharão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses, além de certificados e medalhas e o seu orientador receberá um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil.
Para os selecionados no Grande Prêmio CAPES de Tese, o prêmio do orientador será de R$ 9 mil para congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição estrangeira. Além disso, dois prêmios de R$ 20 mil serão oferecidos pelo Instituto Serrapilheira aos vencedores.
Inscrição - Os programas de pós-graduação (PPGs) que tenham ao menos uma tese defendida no ano passado farão a pré-seleção dos trabalhos para indicar apenas um. O coordenador do PPG será o responsável pela inscrição no site, a partir desta quinta-feira (16) até 29 de maio.
Parceiros - Serão entregues, ainda, premiações adicionais, pelas entidades parceiras. A Fundação Carlos Chagas oferecerá R$ 15 mil para os autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e de Ensino, além de dois prêmios, em cada uma dessas áreas, na categoria Menção Honrosa, no valor de R$ 5 mil cada.
A Comissão Fulbright oferecerá uma bolsa de quatro meses de pós-doutorado, no valor total de US$ 16 mil, para um dos inscritos no Prêmio CAPES de Tese cujo trabalho evidencie a amplitude e a profundidade das relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
(Fonte: CCS/CAPES).