Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

14/04/2020

Projeto transdisciplinar reúne relatos e experiências sobre a COVID-19

(Divulgação/Projeto)

O projeto "COVID-19: experiências e relatos" pretende reunir professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento em um grupo de pesquisa para avaliar os impactos da COVID-19 em Londrina. Para tanto, nesta sexta-feira, dia 17, haverá uma reunião online, às 15 horas. O endereço da página é meet.google.com. Para acessar a sala, o interessado deve usar um código (PIN) que é 454678944#.
O professor Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), que integra a coordenação do projeto, explica que a iniciativa parte das ciências humanas para contribuir com a produção de conhecimento sobre a pandemia de COVID-19. "Traçar um projeto que discuta os discursos, as práticas e as experiências de pessoas que estão sobrevivendo a essa pandemia. O que elas dizem? O que essas experiências têm a contribuir enquanto produção de conhecimento".
Segundo ele, os relatos serão coletados a partir de dimensões que passam pela forma como as pessoas estão vivenciando esse acontecimento da perspectiva histórica, econômica, do isolamento social e das relações culturais. "Para, depois, fazermos uma análise crítica desse material", comenta o professor Frederico Fernandes. Por isso, a proposta é multidisciplinar por envolver pessoas de diferentes áreas.
O grupo de pesquisa é aberto a professores, estudantes e servidores da UEL, mas pode participar, também, a comunidade externa. "A participação de pessoas de outras instituições é bem-vinda. Professores, estudantes e profissionais de Londrina são muito bem-vindos ao projeto", destaca o professor. A previsão é que o projeto tenha duração de, no máximo, seis meses.  Os instrumentos para coleta de dados serão definidos a partir da formação da equipe após a reunião desta sexta-feira.
Veja mais notícias da Agência UEL: