Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/04/2020  

Departamento de Estatística cria página com dados atualizados da COVID-19

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Página reúne informações sobre o número de doentes e mortes no Brasil - estados e municípios

Professores do Departamento de Estatísticas, do Centro de Ciências Exatas (CCE), da UEL, criaram uma página no site da instituição para atualizar as informações sobre a COVID-19, causada pelo coronavírus. A página pode ser acessada AQUI e reúne informações sobre o número de doentes e mortes, causadas nesta pandemia.
O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, explica que o objetivo da ação - iniciativa de professores do departamento - é construir um canal de informação sobre a atual situação da doença com enfoque no estado do Paraná. O trabalho começou hoje e atualização será feita diariamente. O chefe do departamento é o professor Lucas Santana da Cunha e a vice-chefe é a professora Vanderli Marino Melem.
O professor Silvano Cesar da Costa explica que a página da UEL tem como base os dados divulgados pelo site Brasil.io, que é um repositório de dados públicos, que reúne números das secretarias de saúde dos estados brasileiros. "Cada estado solta seu boletim, independentemente, e o pessoal desse site -Brasil.io - faz a junção de todas as informações e as disponibiliza [ao público]. A gente atualiza todo dia, mas depende do site atualizar a sua base de dados".
A página do CCE parte das estimativas da população, sistematizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como base o ano de 2019. O site conta com seis abas: Resumo, Tabelas Dinâmicas, Linhas de Tendência, Mapas e Contatos. "A página é informativa, com base nos dados confirmados pelas secretarias de saúde. Não temos como objetivo fazer previsões futuras", comenta o professor.
A partir dos dados coletados pela equipe, os professores geram importantes informações, que podem mudar conforme o comportamento do vírus e da doença. Esse cenário está ligado diretamente às medidas de prevenção para conter o coronavírus, como o isolamento social. Por exemplo, os cinco municípios paranaenses com maior taxa de letalidade, ou seja, de morte por COVID-19, em 13 de abril, são: Curitiba, Campo Mourão, Londrina, Maringá e Cascavel.
Na aba "Mapas", o internauta pode verificar os municípios do Paraná que têm casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus e, também, o número de mortes por COVID-19. Basta passar o cursor em cima do mapa de cada município do estado. Quanto mais escura a cor do município, maior o número de casos e mortes pela doença. O trabalho conta com a colaboração do estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado), Gabriel Danilo Shimizu.
Confira mais matérias da Agência UEL:
 

 




rodapé da notícia

  13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br