Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
09/04/2020  

Laboratório de Análises Clínicas do HU/UEL faz testes rápidos para detecção de anticorpos de coronavírus

Agência UEL/Pedro Livoratti

Em breve, o Hospital deve receber novo lote com mil testes rápidos (FOTO:COM/HU)

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário (HU/UEL) iniciou na última quarta-feira (8) testes rápidos para detecção de anticorpos para coronavírus, indicados para pacientes que apresentam sintomas da doença após oito dias seguidos e que não tenham realizado a pesquisa do vírus pela técnica de PCR. O Hospital, referência no tratamento da doença na região, adquiriu um primeiro lote com 125 exames, que, além de pacientes, também deverá ser utilizado para atender os profissionais de saúde que apresentarem sintomas há mais de 9 dias, buscando manter a maior quantidade possível de equipes nas escalas de plantão. Dentro dos próximos dias devem chegar um novo lote com mil testes rápidos.
A vantagem destes exames é a rapidez na realização e o resultado, que pode ser conferido em até 20 minutos após a coleta de sangue. O chefe da Divisão de Análises Clínicas do HU/UEL, professor  José Wander Breganó, explica que estes exames são sorológicos para detecção de anticorpos IgG/IgM contra o COVID-19. Ele detalha que os resultados dos testes necessitam ser interpretados por médicos capacitados e devem ser correlacionados com os dados clínicos e epidemiológicos do paciente devido a uma janela sorológica (período entre a infecção pelo vírus até o aparecimento dos anticorpos), ou seja, é recomendado quando o paciente apresenta oito dias de sintomas da doença. É um teste diferente dos testes  que empregam a metodologia de biologia molecular (PCR -Real Time), que tem como objetivo detectar o vírus, que é a metodologia de escolha no início da COVID -19. 
Nos últimos dois dias já foram realizados 12 testes em pacientes internados e em servidores, que apresentavam sintomas já há mais de uma semana. Segundo o professor Wander, no caso das equipes de saúde, qualquer profissional que apresentar sintomas da COVID-19 é automaticamente afastado. Após oito dias dos sintomas, é indicado o teste rápido para constatar ou não a presença do anticorpo, nos casos em que não foram realizados os testes de PCR. No caso do resultado negativo, o servidor retorna imediatamente ao trabalho. Do contrário é indicado o afastamento imediato. 
Ainda segundo o professor, o HU/UEL deve iniciar os chamados testes PCR para detectar os vírus dentro de aproximadamente 12 dias, tão logo cheguem os kits adquiridos em parceria com a Prefeitura de Londrina. Esse primeiro lote chega a 4 mil testes que deverão ser utilizados em pacientes internados e nos casos definidos pela 17ª Regional de Saúde. Ele explica que os resultados deverão chegar às mãos das equipes médicas em  aproximadamente 48 horas. 
Estes exames serão realizados no Setor de Diagnóstico de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas, que há mais de 15 anos realiza testes de carga viral para Hepatite C e HIV. Toda essa estrutura também deverá ser utilizada nos próximos meses para a detecção do chamado antígeno viral da COVID-19 (vírus). Para se ter uma dimensão do potencial das equipes que atuam nesta unidade, somente no ano passado foram realizados 1,27 milhão de exames laboratoriais. 
O Laboratório de Análises Clínicas funciona 24 horas para atender a necessidade dos pacientes do Hospital Universitário, agora atuando como referência no tratamento da COVID-19. É preciso destacar que os exames laboratoriais, além do diagnóstico, são importantes para o tratamento dos pacientes com esta doença.








rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br