Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

08/04/2020

Direção do Colégio de Aplicação informa pais sobre aulas via sistema remoto

Agência UEL/Beatriz Botelho

O Colégio de Aplicação da UEL (CAPL), órgão suplementar da Universidade, comunica os encaminhamentos relativos às aulas via sistema remoto na rede estadual, que começou na última segunda-feira (6), conforme decisão da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEED). Em Comunicado à comunidade e aos servidores do CAPL, a direção do Colégio informa que todas as ações estão voltadas para a preservação da vida, acompanhando as orientações de isolamento social, feitas pelo Ministério da Saúde. Por este motivo, nenhuma das quatros unidades do CAPL estão com atividades presenciais.
As aulas presenciais nas redes públicas e privadas foram paralisadas, entre 20 de março e 4 de abril, com antecipação do recesso escolar de duas semanas de julho. O prazo foi determinado em decreto do Governo Estadual, com relação ao período de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.
Para a diretora do Colégio de Aplicação, Tânia da Costa Fernandes, além de toda a situação difícil do coronavírus, o Colégio também é complexo, por atuar da educação infantil ao ensino profissional. "Diferentes legislações nos perpassam, somos de algum modo, por conta dos convênios, vinculados com distintas redes de ensino, enfim, uma diversidade que exige ainda mais atenção e cuidados nos encaminhamentos", afirma.
Com 1.745 alunos, o Colégio de Aplicação compreende também a Educação Infantil, com unidades no Campus e no Hospital Universitário(HU), Ensino Fundamental, com atividades dos anos iniciais no Campus, e dos anos finais no Centro de Londrina, além do Ensino Médio e do Profissional, também no Centro.
Tânia informa que, diariamente, a direção recebe informações da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEED) e do Núcleo Regional de Ensino (NRE). Nos últimos dias, foram realizadas inúmeras reuniões, por meio remoto, a partir das orientações da SEED e NRE e, com a equipe diretiva e pedagógica do colégio, discutindo a realidade no CAPL. A partir dessas orientações, foi elaborado o documento, que traz diretrizes sobre as aulas via sistema remoto.
Aula Paraná - Conforme orientação da SEED, as atividades remotas serão ofertadas pelo aplicativo Aula Paraná e pelos canais da TV aberta, vinculados à RIC, afiliada da Rede Record no Paraná. As aulas são voltadas para os alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. O aplicativo Aula Paraná está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android e em aparelhos iOS. Para fazer o login, o aluno deve digitar o próprio número do Cadastro Geral da Matrícula (CGM) no campo "usuário". Já a senha é a data de nascimento do estudante.
São três canais diferentes, vinculados à RIC de Londrina: o canal 9.2 para os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o canal 9.3 com conteúdo para os do 8º e 9º anos e o canal 9.4 para aulas do Ensino Médio. As aulas serão transmitidas no mesmo horário tanto na televisão quanto no aplicativo. Confira a grade de horário, que será atualizada semanalmente.
Para os alunos que não conseguirem acessar o conteúdo pela TV ou aplicativo, de acordo com o NRE, o Colégio deverá providenciar o material impresso com conteúdo das aulas. Este material será enviado em PDF pelo NRE para a escola. Para a entrega do material aos alunos, a direção irá definir junto ao Conselho Escolar a organização e trâmites, de modo a respeitar as orientações de isolamento social, do Ministério da Saúde.
Ensino Infantil - As unidades da Educação Infantil farão os encaminhamentos seguindo orientações da equipe diretiva e pedagógica do Colégio, do Conselho Escolar, Projeto Político Pedagógico, atos executivos da UEL e especificidades próprias deste nível de ensino. Além disso, considerando o convênio estabelecido com a Prefeitura, mediado pela Secretaria Municipal de Educação, o Colégio buscará conhecer ainda os encaminhamento dados junto à rede Municipal de Educação.
As pedagogas dos Centros de Educação Infantil (CEI), juntamente com as professoras, irão indicar sugestões de atividades e jogos lúdicos, em que pais poderão desenvolver em casa com os filhos. Conforme o Comunicado, as atividades serão encaminhadas pelos grupos de pais dos CEIs via no WhatsApp.
Anos iniciais - Segundo a Resolução GS/SEED Nº 1.016/2020, as instituições de ensino da Rede Pública Estadual que ofertam Ensino Fundamental (anos iniciais) deverão manter a suspensão do calendário escolar e propor calendário de reposição. A direção do Colégio de Aplicação da UEL afirma que preza por manter os alunos ativos em relação ao processo de ensino e aprendizagem de qualidade, por isso, irá analisar a possibilidade de manter o envio de sugestões de atividades a serem realizadas em casa. Serão atividades extracurriculares, de apoio e revisão de conteúdo.
Profissional - O Ensino Profissional do Colégio de Aplicação da UEL compreende o Curso Técnico de Enfermagem e a Especialização em Enfermagem do Trabalho (1ª turma). Segundo a Resolução GS/SEED Nº 1.016/2020, a SEED será responsável por definir os encaminhamentos para esta modalidade de ensino.
A direção do Colégio irá discutir, junto ao Conselho Escolar, a organização e trâmites para esta modalidade ensino. Segundo legislação específica dos cursos, o estágio e aulas de laboratório só podem ocorrer presencialmente.
Merenda - Ainda segundo a direção, nas duas unidades do Colégio de Aplicação da UEL - Centro e Campus - fica mantido a distribuição de kits de alimentos da merenda para famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e de vulnerabilidade social. A distribuição segue as orientações e precauções exigidas pelas autoridades sanitárias para evitar aglomerações de pessoas.