Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

07/04/2020

CCE processa mais 1,95 mil litros de álcool para instituições de Londrina

Alunos e professores envolvidos no tratamento do álcool repassado ao Centro (FOTO: Divulgação/CCE)

Alunos e professores do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) processaram mais 1.950 mil de álcool para instituições de Londrina. Mais um lote (de 960 litros) foi entregue nesta terça-feira (7), no Bloco R do CCE, ao 2º Comando Regional de Polícia Militar, que compreende 89 municípios do Paraná. Ao todo, o álcool tratado pelo CCE atende a cinco batalhões da Polícia Militar (BPM) e três companhias independentes, do norte do estado. O álcool é um potente instrumento de combate ao coronavírus, que transmite a COVID-19.
O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, afirma que o lote repassado à PM soma-se a outros cerca de 700 litros de álcool já processados por professores e estudantes do centro que foram entregues à corporação. Segundo o professor, o CCE vai receber do Rotary Clube de Londrina, outros 1.000 litros para processamento. O Rotary Clube deve repassar o álcool para casas de repouso de idosos, unidades básicas de saúde e centros de educação infantil. O professor destaca a participação dos estudantes e dos professores nesse trabalho. Confira o áudio.

Conforme o professor Silvano Cesar da Costa, professores e estudantes de diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação) - coordenados pelo chefe do Departamento de Química, o professor Mário Henrique Killner - processam o álcool adaptando o produto para o uso humano. A UEL recebe todos os insumos para realizar esse trabalho, como álcool, glicerina, peróxido de hidrogênio e corante. O material é doado por indústrias da região.
O professor explica que o processamento depende da forma como o produto chega ao CCE. "Se o álcool vier acima de 90%, a gente faz a diluição [para 70%] e depois fazemos o preparo. Se o produto vem a 70%, a gente só faz o preparo, com a mistura dos insumos nas medidas corretas. Depois disso, envasamos o produto". Segundo ele, o álcool vem da indústria "bastante agressivo" para higienização das mãos e, por isso, precisa passar por esse preparo.
Veja mais matérias da Agência UEL:

10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade