Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

07/04/2020

Professores do Ninter fazem ação solidária e doam cestas básica para recicladores

Os integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER/UEL) realizam ação solidária para colaborar com os trabalhadores idosos da cooperativa de reciclagem Cooper Região, localizada no Jardim Sabará, região oeste de Londrina. A ação emergencial tem como objetivo adquirir cestas básicas para 36 trabalhadores idosos, portanto, estão no grupo de risco, conforme classificação das autoridades de saúde com relação ao enfrentamento do novo coronavírus. Os recicladores com mais de 60 anos estão impossibilitados de trabalhar desde o último dia 23.
De acordo com o professor Cláudio Pereira de Sampaio, do Departamento de Design, também integrante do NINTER/UEL, a maioria é mulher e chefe de família. Segundo o professor, elas estão sem fonte de renda para comprar comida. "Essa ação é para que elas tenham um mínimo, ou seja, o alimento na mesa de casa", afirma.
O professor explica que a Cooper Região é parceira de pesquisa da Universidade há anos. Atualmente, com o grupo de pesquisa "Design, sustentabilidade e inovação", os estudos buscam encontrar soluções para os resíduos sólidos e têxteis.  Ele também conta que Londrina possui sete cooperativas, que somam cerca de 300 trabalhadores. A Cooper Região, responsável por um quarto da coleta seletiva da cidade, é a maior delas e mais estruturada. Ao todo tem 100 funcionários.
Doação - Para ajudar na ação, a doação pode ser feita para a compra de uma cesta básica, no valor de R$ 50, ou duas cestas, no valor de R$ 100. A contribuição pode ser feita por depósito - Banco Itaú, Agência 4113: c/c 13971-3 - CPF 829195699-53.
Cláudio Sampaio explica que a logística da entrega das cestas básicas será de responsabilidade do supermercado em que elas serão adquiridas. O estabelecimento vai entregar na cooperativa - Cooper Região, que fará a distribuição junto aos cooperados, mantendo os cuidados necessários para evitar aglomeração de pessoas.
A expectativa, segundo o professor, é que o valor para compra do total de 36 cestas básicas seja atingido até sexta-feira, dia 10. Ele espera ainda que esta ação solidária cresça e, consequentemente, chegue às famílias de trabalhadores das demais cooperativas da cidade.
Vale ressaltar que prestação de contas de toda arrecadação será publicada na página do NINTER.
(Divulgação/Ninter)

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate