Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

06/04/2020

Prograd consulta comunidade universitária sobre viabilidade de atividades EaD

Agência UEL/Pedro Livoratti

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UEL está realizando um levantamento para avaliar as condições tecnológicas e materiais para verificar a possibilidade de manter parte das atividades acadêmicas via modalidade Ensino a Distância (EaD). O levantamento pretende ouvir estudantes dos 53 cursos de graduação, bem como os professores, por meio de formulário eletrônico repassado às Coordenações de Curso.
Os dados deverão ser analisados posteriormente, na próxima semana, pela Câmara de Graduação, além da Comissão instituída pela Reitoria para avaliar as ações durante a suspensão das atividades acadêmicas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Qualquer deliberação deverá ser submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL.
"Nenhuma decisão será tomada sem uma análise cuidadosa e responsável destes dados", adianta a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, salientando que os critérios preveem qualidade de ensino e a possibilidade de atingir a totalidade dos estudantes. Ela explica que a proposta considera o momento de exceção, que incluem ato executivo da Reitoria e decretos de Governos Estadual e Federal, recomendando o isolamento social como forma de conter a pandemia.
Ela explica ainda que esse levantamento das condições dos estudantes e professores se baseia em Deliberação do Conselho Estadual de Ensino, com data de 1 de março, e na portaria 343, de 17 de março, do Ministério da Educação, que liberou a alteração de aulas presenciais por aulas a distância, por meio do uso das tecnologias disponíveis, como celulares, computadores e tablets. O objetivo é diminuir os impactos causados pela pandemia. Antes de iniciar a coleta de dados, a Prograd também ouviu os Coordenadores de Colegiado de cada curso, bem como os representantes estudantis, por meio do Diretório Central do Estudantes (DCE).
A Pró-reitora afirma que, em utilizando EaD, seria necessário garantir a qualidade das atividades por meio de um planejamento criterioso, que incluiria material adequado e plataformas que garantam a interação dos estudantes com os professores. Ela explica que atividades práticas e de Laboratórios não tem permissão de serem dadas a distância.
Ainda segundo Marta Favaro, além do levantamento das condições de professores e estudantes, será necessário também que cada Colegiado de Curso avalie a estrutura curricular. "Muito importante esclarecer que é necessário toda uma metodologia para essas atividades. Estamos perguntando para os professores se existem estas condições. Não pretendemos simplesmente banalizar o EaD", define ela.
Suspensão - Na UEL as atividades estão suspensas até o próximo dia 12 de abril, de acordo com o Ato Executivo 22/2020, publicado no último dia 17 de março. De acordo com o ato, estão suspensas todas as atividades acadêmicas de graduação e de pós-graduação, sendo mantidas somente as atividades administrativas, bem como as da área da saúde e demais consideradas essenciais.

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes