Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

06/04/2020

50 vídeos com sugestões de brincadeiras

Agência UEL/Beatriz Botelho

(Divulgação: ABC do Jogo)

O projeto de extensão "ABC do Jogo Presencial e Virtual", do Departamento de Estudos do Movimento Humano, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), disponibiliza vídeos no canal ABC do Jogo. Sem restrição de idade, são sugestões de brincadeiras e jogos que podem ser feitas em casa durante o período de isolamento social. Participam do projeto alunos do curso de Educação Física da UEL.
O último vídeo lançado - Brincando em casa ou onde quiser - Para todas as idades - traz jogos simples que podem ser feitos com adaptação de materiais, como o papel, e relembra brincadeiras antigas, como bugalha (jogo com saquinhos de areia ou pedra) e cama de gato (com barbante).
Segundo a coordenadora, Gisele Franco de Lima Santos, professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano, o objetivo do projeto é propiciar em duas frentes, isto é, presencial ou virtual, o acesso a diferente conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao jogo, para diferentes situações sociais ou educativas. No momento, o foco são as atividades virtuais. "Hoje, o jogo e a brincadeira são oportunidades de termos tempo de qualidade com as pessoas que convivemos, de termos momentos lúdicos durante enfrentamento desta batalha. É oportunidade de estreitar laços com que amamos e de rirmos juntos de coisas simples", afirma Gisele Franco.
Professora Gisele Franco, do CEFE, coordena o projeto (FOTO: Arquivo/COM)

O canal disponibilizou 50 vídeos, com diferentes tipos de jogos e brincadeiras. Um dos mais acessados é o Amarelinha Africana Teca Teca, com quase 580 mil visualizações. Segundo a professora, atualmente o canal tem 22 mil inscritos e contabiliza 2,2 milhões de visualizações.
Parceria - Gisele Franco conta que está em processo de elaboração de vídeos com atividades solicitadas pelo projeto de extensão "Gamellito", que atende crianças e adolescente de 6 a 12 anos com diabetes Mellito tipo 1. Elas são atendidas pela equipe do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU/UEL). As responsáveis pelo projeto são a professora Rosane Martins, do Departamento de Design, e a psicóloga do AEHU/UEL, Vânia Vargas.
Gisele explica que, por estar em isolamento e sem poder fazer atividades, o nível de glicemia dessas crianças e adolescentes sai do controle. Por este motivo, o vídeo elaborado contém atividades físicas lúdicas e recreativas, com materiais acessíveis. Ideias que podem ser colocadas em práticas dentro de casa. "É uma forma deles gastarem um pouco mais de energia", afirma.
De acordo com Vânia Vargas, as crianças com diabetes fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus. Por isso, segundo ela, "é muito importante manter as crianças em movimento, ativas, sem descuidar da alimentação", afirma. Ela ainda conta que o vídeo produzido será customizado, com o boneco do Gamellito - que as crianças e os adolescentes atendidos pelo projeto já conhecem - visando o estímulo individual de cada um deles.
Vânia também destaca as parcerias mantidas entre Departamentos e setores da UEL. "São muito importantes, por unir pessoas que não se conhecem. Neste caso, eu do AEHU e a Gisele do CEFE. Neste momento, as redes sociais nos unem", afirma Vânia Vargas.
Gamelito - O projeto Gamelito desenvolve várias ações voltadas para as crianças e adolescentes com diabetes Mellito tipo 1. São brinquedos físicos, jogos online, como o "Gamellito Adventures", e materiais educativos na área de saúde, com linguagem acessível. Todos estão disponíveis no perfil do Gamellito.
Leia mais matérias da Agência UEL:

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes